News nº 37 | Outubro 2013
Reportagem / Perfil
Apresentação do BEME Collaboration e do CEMBE
Apresentação do BEME Collaboration e do CEMBE

 Prof. Doutor António Vaz Carneiro
 Director do Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência 
avc@fm.ul.pt


Apresentação do BEME Collaboration e do CEMBE

 


A Best Evidence Medical Education (BEME) Collaboration é um grupo internacional de individualidades, universidades e organizações profissionais que assumem o compromisso de desenvolver e publicar estudos sobre educação médica (e profissões de saúde), através da publicação de revisões sistemáticas da literatura educacional. 
Este tipo de informação permite aos professores envolvidos no processo educacional tomar decisões mais sólidas e de melhor qualidade, satisfazer necessidades não respondidas e criar uma cultura de tomada de decisão em educação baseada na melhor evidência científica disponível (analogamente à Cochrane Collaboration na área assistencial). 
O grande objectivo da BEME é a síntese e disponibilização da mais actualizada evidência proveniente de investigação de qualidade, permitindo aos professores das Escolas Médicas seleccionar o tipo de iniciativas que melhoram a aprendizagem, medida através de indicadores cognitivos e/ou clínicos. 

O Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência (CEMBE) da FMUL foi recentemente convidado, através do seu Director, Prof. António Vaz Carneiro, e da Prof.ª Madalena Patrício (Consultora Científica) a assumir a responsabilidade da Direcção e Vice-Direcção, respectivamente, do BEME Review Editorial Board (BREC), que é o Comité responsável dentro da BEME Collaboration pela apreciação, avaliação crítica e publicação das revisões sistemáticas em educação médica, centralizando a nível internacional todo o processo científico conducente à publicação destas peças de evidência científica educacional. 
Esta nova responsabilidade do CEMBE vem colocar a FMUL na primeira linha na área da investigação secundária em educação médica a nível mundial o que, conjuntamente com a presença do Centro Colaborador Português da Rede Cochrane Iberoamericana, constitui uma estrutura de investigação única no nosso País.

Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC