News nº 33 | Abril 2013
Eventos
Dia Solidário 2013 | Faculdade de Ajudar



Miguel Andrade
Equipa Editorial Newsletter
news@fm.ul.pt 




Este ano teve lugar, no dia 05 de Abril de 2013, a actividade de natureza solidária denominada “Dia Solidário” que, a exemplo das anteriores experiências, reúne anualmente alguns dos colaboradores não docentes da FMUL - Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, AIDFM - Associação para a Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina e SPUL – Serviços Partilhados da Universidade de Lisboa.

Contando este ano com 27 voluntários muito motivados, a acção decorreu no Centro Social 06 de Maio, na Amadora. A actividade teve o acompanhamento da Associação “EntreAjuda”, que colaborou com a equipa de organizadores na preparação e desenvolvimento desta iniciativa.

Como se pode ler no sítio de Internet da instituição, o Centro Social 06 de Maio, é «uma Instituição Particular de Solidariedade Social constituída em 1983, por iniciativa da Comunidade das Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário.

Tem, preferentemente, como âmbito da sua acção os Bairros 6 de Maio e Estrela de África, situados na zona periférica da Venda Nova que confina com a Damaia de Baixo, Concelho de Amadora, cuja população é predominantemente imigrante, de origem africana (PALOP) e seus descendentes. A sua acção abrange ainda a população de outras zonas geográficas e outras origens.

Estes bairros encontram-se em condições clandestinas e apresentam carências a vários níveis, como o de saneamento básico, salubridade, onde a ausência de infra-estruturas de apoio têm contribuído para a degradação dos mesmos.

Embora não hajam dados oficiais recentes e atendendo à flutuação da população, calcula-se que sejam cerca de 900 as famílias residentes nesta área».

A equipa de voluntários foi dividida por diferentes actividades: pintura e reparação (em 2 salas de aula e na Biblioteca/Sala de multimédia) e convivio com as crianças da creche e pré-escolar.

Após o almoço, gentilmente oferecido pela instituição, o qual constituiu uma pausa de confraternização e descanso, terminaram-se os trabalhos e deu-se continuidade às actividades com as crianças.

Houve um lanche reforçado com as contribuições dos voluntários, que levaram bebidas e bolos, no qual conviveram os funcionários e utentes da instituição e os voluntários da FMUL.

Foram também entregues os bens recolhidos na semana anterior, no âmbito da Campanha de Recolha de Bens desenvolvida na FMUL.

No final era visível a satisfação de todos pelo sucesso deste dia. 

As crianças agradeceram a presença de todos dedicando-lhes algumas canções e desenhos, individualmente entregues, numa alegre e marcante cerimónia final, à despedida.

Fica a intenção de se repetir esta actividade, nesta ou noutra instituição que necessite.

O “Dia Solidário”, já está bem enraizado no âmbito da FMUL.

Para quem participou foi, pelos comentários publicados, muito compensador de facto, não só pelo contacto com uma realidade diferente numa instituição com a missão de «promover uma melhor inserção social educativa e familiar, a todos os indivíduos em situação de exclusão social e contribuir para que estes adquiram competências pessoais e sociais de forma a exercer a plena cidadania, num espírito de solidariedade humana e cristã», como pela recompensa que advém de se praticar uma boa acção.

Acções como esta constribuem para fomentar as relações humanas entre colegas, muitas vezes apartados fisicamente nos restantes 364 dias do ano em edifícios independentes.

São pequenos estímulos como este que geram um espírito de são camaradagem que ultrapassa algumas barreiras de natureza hierárquica e permitem explorar novas formas de colaboração fora do contexto profissional.

Este dia constituiu, sem dúvida, uma lição de voluntariado e de cidadania que deixa em todos os participantes uma certa nostalgia, misturada com o grato prazer de ajudar.

   

Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC