News nº 31 | Janeiro 2013
Eventos
Dia da Investigação para Estudantes de Medicina
Dia da Investigação para Estudantes de Medicina




Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação (GAPIC)
gapicmail@fm.ul.pt  



   


Pela primeira vez realizou-se o Dia da Investigação na FMUL, organizado pelo GAPIC e pela AEFML.


Face ao interesse crescente dos estudantes da FMUL pela actividade científica, e do seu já notável nível de envolvimento em projectos de investigação, o GAPIC e a AEFML decidiram promover, como iniciativa conjunta, o “Dia da Investigação na FMUL”. 

A investigação científica é hoje entendida pelos jovens estudantes como uma mais-valia de desenvolvimento pessoal e curricular, e constitui importante motivo de opção pela nossa Faculdade de Medicina. É visão da FMUL que a prática de investigação científica deve ser estimulada precocemente, em particular entre a grande maioria de estudantes que deseja vir a exercer clínica como actividade principal no futuro. A FMUL sempre tem entendido a investigação científica como parceira de privilégio da actividade clínica, pela promoção de um espírito interrogativo e das capacidades de raciocínio crítico inerentes à boa prática médica. 

O Dia da Investigação decorreu no passado dia 12 de Dezembro de 2012, no Anfiteatro David-Ferreira no Edifício Egas Moniz.  

A sessão de abertura contou com a participação do Prof. Doutor Miguel Castanho, Sub-Director da FMUL, do Prof. Doutor João Ferreira, Coordenador do GAPIC, e do aluno Miguel Almeida, Presidente da AEFML. 

Este Dia teve início com a evocação do Fundador do GAPIC, Professor José David-Ferreira, pela Prof. Doutora Maria do Carmo-Fonseca, Professora Catedrática e Directora do Instituto de Biologia Molecular da FMUL e Directora Executiva do IMM. 

Uma das sessões que despertou maior curiosidade foi a sessão “Como me interrogo?”, que teve como palestrantes a Prof.ª Doutora Maria Mota, a Prof.ª Doutora Isabel Pavão Martins e o Prof. Doutor Luís Costa, que pelas suas vivências pessoais, concretas e exemplares, pretenderam melhorar a compreensão dos alunos sobre a génese de uma hipótese científica.
Outro dos momentos altos foi a palestra “Corpo e Máquina”, proferida pelo Prof. Doutor Porfírio Silva, filósofo, do Instituto Superior Técnico. 

A sessão da AEFML sobre oportunidades de investigação foi das sessões mais aguardadas pelos alunos, para a qual foram convidados o Prof. Doutor Joaquim Ferreira, a Sónia Barroso (Assessora do GAPIC), os alunos David Coelho (Bolseiro GAPIC), Tiago Rodrigues (Bolseiro FAD), Sandra Maurício (Coordenadora Geral do AIMS Meeting) e Gonçalo Boleto (Embaixador em Portugal do IJMS).

   


A componente científica do evento foi constituída pela apresentação dos 24 projectos desenvolvidos por alunos da FMUL na sessão de posters do 15.º Workshop “Educação pela Ciência” dos quais foram seleccionados 6 para apresentação em comunicação oral e tendo sido premiados os seguintes trabalhos: 

   -  “Peptide-Mediated siRNA Delivery. Novel Chronic Myeloid Leukemia Therapy Targeting the BCR-ABL Fusion Gene”, Inês Rego de Figueiredo  

  -  “Geração de linha repórter para estudo da variação antigénica em Trypanosoma brucei”, Sílvia Maria de Jesus Pimenta Teixeira da Silva 

  - “Modulação da depressão de longa duração (“Long-Term Depression” – LTD) pelo factor neurotrófico derivado do cérebro (“Brain-Derived Neurotrophic Factor” – BDNF) e interacção com os Receptores da Adenosina”, Tiago Filipe Martins Rodrigues

   - “Does IL-7 regulate autophagy of acute lymphoblastic leukemia T-cells?”, Marta Isabel Barros de Freitas Cancella de Abreu
 
   - “Terapia génica da Distrofia Muscular de Duchenne: avaliação da eficácia de pequenos oligonucleótidos LNA”, Ricardo Nunes Rita Simões 

   - “Identificação de fármacos e mecanismos moleculares que medeiam a inibição da secreção das citocinas TNF e IL-1B”, Tiago Rodrigues Velho

Na sessão dedicada à 7.ª Bolsa de Investigação Fundação AstraZeneca/FMUL foi apresentado o trabalho “Diferenças na actividade osteoclástica entre a artrite reumatóide e a espondilite anquilosante”, desenvolvido pela Dr. Raquel Marques, na Unidade de Investigação em Reumatologia (IMM) e no Serviço de Reumatologia (HSM-CHLN). 

Neste dia os alunos tiveram ainda a oportunidade de visitar várias unidades de investigação: 

Clínica Universitária de Neurologia
Clínica Universitária de Cardiologia
Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica
Unidade de Desenvolvimento Embrionário em Vertebrados
Unidade de Investigação em Reumatologia
Unidade de Malária
Unidade de Microbiologia Molecular e Infecção
Unidade de Biologia Celular
Unidade de Biomembranas
Unidade de Imunologia Molecular
Unidade de Imunobiologia
Unidade de Genética Molecular de Parasitas
Unidade de Imunologia Celular

Esta 1.ª edição do Dia da Investigação foi avaliada muito positivamente pelos participantes, que se mostraram satisfeitos com o programa em geral e com a organização. 

O sucesso desta iniciativa deveu-se em grande parte ao empenho de toda uma equipa que trabalhou articuladamente com as equipas do GAPIC (João Ferreira, Ana Sousa, João Eurico, João Lacerda e Sónia Barroso / Assessoria) e da AEFML (João David Gonçalves), nomeadamente: 

Ana Raquel | GCI
Antónia Ferreira | IFA
Bruno Moura | GCI
Inês Crisóstomo | IMM
Nuno Rodrigues | CPA
Raquel Viegas | GAOG

O Dia da Investigação contou ainda com o apoio das seguintes Instituições:
Bayer
Caixa Geral de Depósitos
Fundação AstraZeneca
Fundação Merck Sharp & Dhome

Segundo o Prof. Doutor João Ferreira, coordenador do GAPIC: 

“É iniciativa a ter seguramente continuidade (…) A próxima edição será enriquecida pela participação de alunos bolseiros da Fundação Gulbenkian, e por um rol de actividades adicionais, em fase de planeamento. O GAPIC antecipa, tal como para a edição de 2012, a participação muito competente e empenhada da AEFML e das infraestruturas administrativas da FMUL para o sucesso deste evento em 2013.”


Reportagem Fotográfica

Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC