News nº 31 | Janeiro 2013
Tome Nota
Prémio Simbiontes | Candidaturas até 15 de Fevereiro


 
O Prémio destaca vídeo que melhor divulgue trabalho científico na área do Neurodesenvolvimento Infantil.

O Prémio Simbiontes aceita candidaturas até 15 de Fevereiro de 2013. O trabalho vencedor receberá um prémio monetário no valor de mil euros.

A segunda edição do Prémio Simbiontes vai premiar o melhor vídeo de divulgação de um trabalho de investigação cujo conhecimento contribua para o Neurodesenvolvimento Infantil. As candidaturas devem ser submetidas até 15 de Fevereiro de 2013, de acordo com as indicações presentes no regulamento e através de formulário próprio, disponíveis no site da Associação Viver a Ciência (VAC).

O vídeo não pode ultrapassar os três minutos de duração e os trabalhos de investigação que concorrem devem estar afiliados a instituições de investigação sediadas em Portugal. O estilo e o formato do filme são inteiramente livres.

Os vídeos candidatos serão alojados online no site VAC, onde vão estar sujeitos à votação pelo público. Os três mais votados serão os finalistas e o vencedor será decidido por um júri independente que avaliará os conteúdos científico e originalidade do vídeo.

O Prémio Simbiontes Neurodesenvolvimento Infantil é o culminar de um projecto com o mesmo nome, promovido pela VAC. Os fundos para este Prémio foram obtidos através da venda de materiais originais produzidos por crianças do Cadin e doados por diversas personalidades.

O projecto Simbiontes visa o enriquecimento mútuo entre vários sectores da sociedade, fomentando o seu envolvimento em actividades de ciência. Para além disso, este projecto promove a criação de materiais originais que possam ser vendidos e garantir o financiamento de um prémio para a investigação científica portuguesa na área da saúde.

Nesta segunda edição, o projecto Simbionets focou-se no desenvolvimento de actividade de ciência com crianças com perturbações no neurodesenvolvimento. Entre Outubro de 2011 e Março de 2012, organizámos oficinas quinzenais, no CADIN, onde foram abordados temas como os Dinossauros, a Astronomia, a Ciência Polar, As experiencias no Laboratório e os Golfinhos. Destas oficinas saíram os produtos artísticos que ajudaram a financiar o Prémio Simbiontes em Neurodesenvolvimento Infantil.

Na primeira edição, o projecto Simbiontes (subordinado ao tema “Simbiontes Cancro”) estabeleceu uma parceria com o IPO de Lisboa e a Ar.co, e juntou crianças, artistas e cientistas na angariação de fundos para a investigação científica. O Prémio foi atribuído ao trabalho de investigação liderado por Miguel Godinho Ferreira, do Instituto Gulbenkian de Ciência, em 2010.

Saber mais AQUI 
Para mais informações contactar:
Sílvio Mendes
(Associação Viver a Ciência)
smendes@viveraciencia.org  
21 793 71 34
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC