News nº 42 | Junho/Julho 2014
Tome Nota
Cátedra em Cuidados Paliativos | 10 de Julho | FMUL
Cátedra em Cuidados Paliativos | 10 de Julho | FMUL
 

CÁTEDRA
Fundação Calouste Gulbenkian
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

              

     

10 de Julho 

Das 8h30 às 13h00 - Aula Magna da FMUL
Das 14h00 às 18h00 - Anfiteatro Sílvio Rebelo

PROGRAMA


Cátedra em Cuidados Paliativos 

A Cátedra Fundação Calouste Gulbenkian/Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em Cuidados Paliativos foi instituída em Maio de 2011, através de um protocolo de colaboração entre a FMUL e a Fundação Calouste Gulbenkian com o apoio do Reitor da Universidade de Lisboa, e iniciada oficialmente a 27 de Janeiro de 2012.

O seu objectivo prioritário é reforçar o carácter académico da intervenção em cuidados paliativos fomentando a investigação, a formação de quadros e o desenvolvimento de novas áreas de integração do conhecimento e da intervenção social. Consolidar o conhecimento científico e académico e desenvolver a prática clínica e organizacional nesta área da política de saúde é uma necessidade social relevante. Internacionalizar a investigação em cuidados paliativos do nosso Centro Hospitalar e hospitais afiliados, (públicos e privados), com os quais a FMUL tem acordos para estágios na pré e pós-graduação é prioritário.

Pretende-se, deste modo, contribuir para melhorar as práticas clínicas, quer a nível mais diferenciado dos profissionais com especialização em cuidados paliativos, quer ao nível dos profissionais de saúde em geral – médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais – no sentido do desenvolvimento de uma “atitude paliativa” o mais precocemente integrada na prática clínica quotidiana.

A Cátedra Calouste Gulbenkian tem como Unidade dinamizadora o Centro de Bioética/ Núcleo de Cuidados Paliativos da FMUL que desenvolveu de forma pioneira no nosso país a investigação e formação pré e pós-graduada disponibilizando na pré-graduação uma disciplina optativa em Cuidados Paliativos e na formação avançada um Mestrado em Cuidados Paliativos (actualmente na sua décima edição) e um Curso Pós-Graduado de Aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos para médicos.

O Professor Titular e primeiro Gulbenkian Professor é o Professor Peter Lawlor, da Universidade de Ottawa, personalidade académica de referência internacional na área dos Cuidados Paliativos que tem vindo de forma dedicada, persistente e determinada a desenvolver a sua missão na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. 


Clique aqui para saber mais sobre a Cátedra FCG/FMUL em Cuidados Paliativos.
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC