News nº 43 | Setembro 2014
Nota Editorial
Nota Editorial
Nota Editorial

Setembro marca o início do ano lectivo na Faculdade de Medicina, com a Semana de Introdução, a qual constitui uma marca de distinção e qualidade na nossa vida académica. 

De distinção porque a sua concepção e programa me parecem ser únicos no panorama das Escolas Médicas nacionais; de qualidade, porque evidencia quer o nível e o empenhamento da Faculdade no ensino, como o interesse, talento e diversidade dos novos alunos. 

Instituiu-se nos últimos sete anos uma tradição, que se sobrepôs claramente às praxes como ritual de incorporação dos novos estudantes no meio académico, envolve a Faculdade e a Associação de Estudantes em conjunto e oferece aos novos alunos um programa diversificado, útil e que constitui uma oportunidade de reflexão sobre o que é a Medicina, o que significa ser Médico no século XXI, quais as oportunidades que se abrem aos estudantes e futuros médicos e reforça a importância da Cultura e de uma visão humanista na educação e formação dos futuros médicos. 

É uma ocasião que marca o compromisso da Escola com os seus alunos e cujo momento mais elevado e único é a cerimónia de juramento de um código ético e de conduta dos estudantes que foi adaptado do Juramento de Hipócrates. Primado do Juramento sobre o dever de obediência, como alguém definiu o carácter especial da profissão médica e como tive a oportunidade de sublinhar no discurso de boas-vindas como Director da Faculdade. 

Por isso este número da nossa Newsletter dará atenção especial à Semana de Introdução, a qual incluiu também um programa variado e atractivo no sentido de promover a integração dos novos alunos e que é organizado pela Associação de Estudantes. 

Este ano incluiu-se a celebração do Dia da Faculdade no último dia da Semana de Integração. Creio que foi uma decisão feliz e que pôde evidenciar perante os nossos convidados e a comunidade académica a vitalidade da nossa escola médica. 

Das intervenções havidas dá-se conta em secção própria da News; correspondeu também a um exercício de accountability pública sobre um programa de acção que tem vindo a ser concretizado na direcção da Faculdade. 

Como é tradicional, foi ocasião de homenagem aos Académicos que se jubilaram, aos que através dos concursos progrediram na carreira, a todos quantos celebraram 25 anos de Serviço e aos médicos, ex-alunos da Faculdade que completaram 50 anos de licenciatura e cuja carreira celebramos como exemplo para os nossos alunos. 

Marcou também a celebração dos 100 anos da Associação de Estudantes, como bem o referiu o seu Presidente o aluno Tomás da Silva, e cujos marcos serão a inauguração dum novo espaço para serviço dos estudantes, um Encontro sobre a História da Associação e o tradicional Sarau Cultural. 

Outras notícias marcaram o mês de Setembro e o reinício de actividades após as férias e delas se dá conta, também, nesta edição.

José Fernandes e Fernandes
Director da FMUL 

Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC