News nº 43 | Setembro 2014
Protocolos
A FMUL e a APCP assinam Protocolo de Cooperação em Cuidados Paliativos
A FMUL e a APCP assinam Protocolo de Cooperação em Cuidados Paliativos

A. Raquel Moreira
Equipa Editorial
news@medicina.ulisboa.pt  



 


No dia 10 de Julho de 2014 a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) assinaram um Protocolo de Cooperação em Cuidados Paliativos.

“É com muito orgulho que assino, com o Sr. Director da FMUL, um protocolo que não poderia estar fora do conjunto de colaborações da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, uma vez que foi aqui que a sua grande mobilização começou, passando a ter o papel que tem atualmente na área dos Cuidados Paliativos”, afirmou o Prof. Doutor Manuel Luís Capelas, presidente da APCP, durante a sua intervenção na Sessão Solene do Workshop “Investigação em Cuidados Paliativos”, na qual foi assinado o documento.

Por seu turno, o Prof. Doutor José Fernandes e Fernandes salientou que é com “redobrada satisfação” que assina o protocolo de cooperação com a APCP. “É sempre muito positivo ver os nossos sonhos, de alguma forma, concretizados”, afirmou. Lembrou ainda que o Hospital de Santa Maria e a Faculdade [de Medicina da Universidade de Lisboa] foram instituições pioneiras, no Sul do país, a promover um setor de intervenção clínica de Cuidados Paliativos. “Esperamos que se possa expandir e estou certo que isso acontecerá neste hospital”, concluiu no seu discurso

Este protocolo tem como objetivo um trabalho conjunto em prol do desenvolvimento da área dos Cuidados Paliativos, promovendo encontros para a partilha de conhecimento e experiência.

O Prof. Doutor António Barbosa, Director do Centro de Bioética FMUL e do Núcleo de Cuidados Paliativos do Centro de Bioética afirmou que “a área dos Cuidados Paliativos está cada vez mais forte no sentido em que há investigação profunda nesta área” e ainda que “as comunicações foram bem evidentes dessa qualidade de investigação muito comparável a qualquer país civilizado, o que indica que estamos no bom caminho. É com muito orgulho que assisti à discussão destes trabalhos.”

Neste workshop foram postas a público algumas investigações em curso que estão a dar origem a projetos de doutoramento e de mestrado.

Todos os anos, é dedicado um dia à investigação na área doa Cuidados Paliativos, organizado no âmbito da Cátedra da Fundação Calouste Gulbenkian/FMUL em Cuidados Paliativos.
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC