News nº 44 | Outubro/Novembro 2014
Mais e Melhor
Seis Anos, Seis Artigos
Seis Anos, Seis Artigos
Equipa Editorial
news@medicina.ulisboa.pt


Em Novembro de 2008, há precisamente seis anos, surgia o primeiro número da News@FMUL. Não de uma forma autocentrada, antes com espírito crítico, condição indispensável para melhorar, propomos-lhe um pequeno balanço destes seis anos de Newsletter FMUL e escolhemos seis artigos que de, algum modo, ilustram o percurso desta casa no decorrer desse periodo.
Proximanente irão ser publicados os resultados do Questionário de Avaliação da Newsletter Institucional da FMUL, que nos permitirão ter uma informação mais circunstanciada do impacto da publicação junto dos leitores.
Muita coisa pode mudar em seis anos, exactamente o número de anos curriculares necessários para formar um médico. 



Numa instituição com a dimensão da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, surgiu naturalmente o projecto de uma newsletter institucional em formato electrónico, publicação particularmente vocacionada para a comunicação de natureza institucional, mas não apenas. 

A equipa, escolhida em função do perfil dos colegas e apetência pelo projecto, tem sofrido diversas alterações ao longo deste período, mantendo-se, apesar disso, um conjunto de colegas que gosta de fazer a News e de a fazer chegar até aos nossos leitores, e tem a ambição de, continuamente, melhorar o trabalho aqui apresentado. Esperamos que este seja um dado evidente, conforme foi reconhecido longo no segundo ano de existência da News, quando esta venceu o Grande Prémio da Associação Portuguesa de Comunicação Empresarial (APCE) 2009 – Excelência em Comunicação



Ao longo destes seis anos, a News@FMUL tem trazido aos seus leitores, dentro e fora de portas, um conjunto de notícias que dão conta do que é a vida de uma grande instituição de ensino superior, inserida numa instituição ainda maior, como é o Centro Académico de Medicina de Lisboa (HSM/FMUL/IMM). 

De facto, nestas 44 edições da News, encontramos notícia de um vasto conjunto de actos institucionais, tanto internos como externos (protocolos, acordos, homenagens, comunicações, etc.), oferta formativa (pré e pós-graduada, cursos livres, etc.), eventos diversos, científicos e outros (congressos, conferências, jornadas, encontros, etc.). 

Neste âmbito, a News@FMUL acompanhou, desde a primeira hora, o projecto de fusão entre duas das maiores universidades do país, a Universidade de Lisboa (UL) e a Universidade Técnica de Lisboa (UTL), desde sempre incentivada pela direcção da FMUL, hoje uma realidade que resulta na maior instituição de ensino superior em Portugal, a ULisboa. 

A Newsletter tem dado um contributo fundamental para que todos possamos conhecer melhor a FMUL, por exemplo através da rubrica Reportagem-Perfil, que habitualmente se dedica, em cada edição, à apresentação de uma Clínica Universitária ou qualquer outra unidade e/ou departamento da FMUL. Isto inclui informação diversa, desde o número de pessoal afecto, actividades desenvolvidas (clínica, ensino, investigação) e, em muitos casos, relação com a comunidade, produção científica, etc. 

Nesta mesma rubrica é muitas vezes apresentada uma entrevista com o director da unidade, que nos dá conta das diversas actividades em que a mesma se envolve, e também da sua história. Em muitos casos, estas entrevistas tem grande valor também do ponto de vista da história desta instituição, que tem as suas raízes na Real Escola de Cirurgia, ainda na primeira metade do século XIX. 

Fruto da necessidade de estarmos mais próximos de quem nos lê, temos trazido outras notícias e artigos cujo âmbito extravasa o carácter institucional da publicação. Assim, na News pode também obter informação relativa ao cinema (tendo como temática a medicina), à música, ao teatro, etc.  

A Equipa Editorial escolheu seis artigos que ilustram o seu objectivo. No mês de comemoração do seu 6º aniversário fizemos uma retrospectiva e escolhemos estes destaques:


Seis anos, seis artigos

O primeiro ano da Reforma Curricular na FMUL
Maria Carmo-Fonseca - News nº 1 | Novembro de 2008


A evolução da reforma do currículo da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Fernando H. Lopes da Silva - News nº 5 | Abril de 2009 


Faculdade de Medicina - 100 Anos
News nº 13 | Abril de 2010 


Um breve olhar sobre o Mandato como Subdirector (2005-2011) da FMUL e Expectativas para a Faculdade no Futuro
News nº 24 | Nov./Dez. 2011


IN MEMORIAM - Professor Doutor David Ferreira - textos de Homenagem 
News nº 26 | Fevereiro/Março 2012 


Fusão Universidade de Lisboa / Universidade Técnica de Lisboa
News nº 31 | Janeiro 2013


Universidade de Lisboa entre as 250 melhores do mundo
News nº 43 | Setembro 2014 





Equipa actual da News@FMUL (da esq. para a dir.): 
André Silva, Miguel Andrade, Rui Gomes, Ana Raquel Moreira, Sónia Barroso, Ana Mota.


Integraram a Equipa Editorial da News os colegas: Ana Maria Silva, Ana Isabel Silva, Antónia Ferreira, Ana Rute Braziel, Carla Reis, Carlos André, Dolores Machado, Helena Cabeleira, Lara Ponte, Márcia Vila, Sofia Cruz, Susana Henriques, Susana Leal, Tânia Simões. 
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC