News nº 39 | Janeiro/Fevereiro 2014
Investigação e Formação Avançada
Oportunidades de Investigação para Alunos - Dia da Investigação

Filipe Cortes Figueiredo
Departamento Formação e Ciência da AEFML




Nos últimos anos a aproximação da Investigação Científica aos estudantes de Medicina tem-se feito notar num crescente interesse demonstrado pelos alunos e na abertura dos diversos Laboratórios, Institutos e Clínicas Universitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) aos mesmos.

A existência do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), que engloba a Faculdade, o Hospital de Santa Maria e o Instituto de Medicina Molecular (IMM) é fundamental para garantir que qualquer estudante tenha oportunidades infindáveis de saber, partilhar e fazer Ciência.

Por estes motivos, a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), em conjunto com o GAPIC, procuraram, na sessão Oportunidades de Investigação para Alunos do II Dia da Investigação, abordar duas vertentes principais: a Investigação no CAML e os Percursos modelo na Investigação.

Na primeira parte da palestra, o principal objetivo consistiu em revelar aos alunos as possibilidades de se envolverem na componente científica do seu percurso académico, contando com a presença da aluna Maria Guilhermina, Presidente da AEFML, Mestre Sónia Barroso, em representação do GAPIC e as alunas Ana Rita Constante e Carolina Cardoso, membros da Comissão Organizadora do V AIMS Meeting.

Desta forma, foi feita a abordagem do papel da AEFML como promotora do espírito crítico entre os alunos e a importância da sua relação com a Ciência, a exposição do Projeto Educação pela Ciência e apoio à Investigação Cientifica no CAML pelo GAPIC, e a divulgação do V AIMS Meeting, um congresso organizado por estudantes, para estudantes, como espaço de apresentação de trabalhos realizados pelos alunos e local de partilha de conhecimento científico.

Na segunda parte da sessão, abordaram-se 3 percursos modelo, contando com a participação de personalidades altamente empenhadas e experientes na sua área: o percurso do aluno envolvido em investigação, o percurso do médico clínico com envolvimento científico e o percurso do médico plenamente dedicado à Ciência.

Com o objetivo de revelar as escolhas pessoais, interesses e oportunidades essenciais ao atingimento de cada percurso modelo foram convidadas: a aluna Inês Figueiredo, com um empenho na Ciência de vários anos, tendo sido premiada diversas vezes pelo mesmo, a Dr.ª Inês Vaz Luís, oncologista clínica a realizar um programa de doutoramento em Harvard, contando já com anos de experiência em Investigação, e a Prof.ª Doutora Maria Carmo Fonseca, Diretora Executiva do IMM e médica investigadora com uma atividade científica incontestável e exemplar.

O discurso adotado pelas personalidades convidadas na segunda parte da sessão contou com a partilha de diversas experiências e demonstração de possíveis percursos, com o objetivo de aproximar os alunos às variadas opções de envolvimento da Investigação Científica no seu presente e futuro.

Deste modo, na sessão Oportunidades de Investigação para Alunos, procurou-se responder às questões dos alunos relativas à possibilidade de contribuírem para a produção científica do CAML, à capacidade de reconhecimento posterior pelo trabalho desenvolvido e à demonstração das opções ilimitadas de contar com a Ciência no seu percurso académico e profissional.
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC