News nº 39 | Janeiro/Fevereiro 2014
Investigação e Formação Avançada
Análise Estrutural de Redes na Investigação Científica do CAML
Análise Estrutural de Redes na Investigação Científica do CAML

Nuno Rodrigues
Coordenação dos Pólos Administrativos (CPA)
nunorodrigues@fm.ul.pt  

Sónia Barroso
Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação (GAPIC)
gapicmail@fm.ul.pt  



 

RESUMO


O Centro Académico de Medicina (CAML), é um consórcio que integra a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), o Instituto de Medicina Molecular (IMM) e o Centro Hospitalar Lisboa Norte - Hospital de Santa Maria (CHLN-HSM), interligando entre si três áreas de atuação nomeadamente, ensino superior, investigação cientifica e cuidados hospitalares. 

O estudo Análise estrutural de redes na investigação científica do CAML centrou-se na análise das relações desenvolvidas em torno da investigação científica no CAML, em que o IMM assume um papel fulcral. Metodologicamente, este estudo assentou na recolha de informação através do inquérito por questionário e recorreu à Análise Estrutural de Redes Sociais (ARS) que, além da habitual caracterização de determinados atributos dos atores estuda também a forma das suas relações sociais, permitindo, assim, obter uma representação gráfica daquelas relações através de mapas de redes ou grafos. 

Dada a dimensão do IMM, o presente artigo constitui-se como um estudo piloto e incidiu sobre todos os investigadores do (ex-) Programa de Biologia Celular e do Desenvolvimento do IMM. 

O recurso à ARS permitiu identificar redes de investigação ao nível de parcerias e relações formais assentes em projectos financiados; e também ao nível de colaborações, relações informais que se estabeleceram como interacções pontuais e espontâneas. 

Da análise à teia de relações dos investigadores é de evidenciar que dentro do IMM e ao nível do CAML predominam as relações informais/colaborações apresentando-se mais coesas e organizadas do que as relações formais/parcerias estabelecidas em torno de projectos financiados, sendo a nível nacional e internacional que tendem a estabelecer-se este tipo de parcerias. 

A equipa responsável pela elaboração deste estudo (Nuno Rodrigues – CPA e Sónia Barroso – GAPIC) propõe estender esta análise a toda a comunidade do IMM e CAML, de forma a ter uma caracterização geral da teia de relações que se estabelecem em torno da investigação científica. 


Artigo completo


Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC