News nº 39 | Janeiro/Fevereiro 2014
Auscultar FMUL
Auscultando o Dia da Investigação

GAPIC
gapicmail@fm.ul.pt



Ao auscultar a opinião dos participantes do Dia da Investigação, através de um inquérito por questionário, constata-se que este foi mais uma vez um evento de sucesso, sendo quase unânime entre os participantes que este dia deverá continuar a ser promovido (95,8%).

Nesta 2.ª edição houve 218 inscrições, participando efetivamente no evento 69,3% dos inscritos. Dos 151 participantes, a grande maioria são da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) (94%), nomeadamente alunos do Mestrado Integrado de Medicina (93,4%), que frequentam sobretudo o 3.º ano (24,8%) e o 4.º ano (24,8%).

Gráficos – Caracterização dos participantes

Ao inquérito por questionário de avaliação do evento responderam 72 dos participantes (taxa de resposta de 48%), a maioria dos quais teve conhecimento do Dia da Investigação através dos e-mails de divulgação (83,3%), sendo igualmente o cartaz afixado um importante meio de divulgação (43,1%).

A principal motivação para participarem no evento foi sobretudo o interesse pela investigação científica (38,9%) e por serem autores de posters que foram apresentados (25%). Sendo de realçar que cerca de metade dos participantes nunca participou em projetos de investigação (58,3%) e, por sua vez, a outra metade participa pontualmente (26,4%) ou até mesmo frequentemente (15,3%) em projetos. O facto de esta iniciativa promover a investigação científica desenvolvida por alunos foi destacado, de entre várias opções de resposta, como o ponto mais forte (30,3%).

No geral, os participantes mostraram-se satisfeitos com os conteúdos programáticos, sendo de destacar a sessão sobre Oportunidades de Investigação para Alunos, organizada pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (AEFML) (46,9% muito satisfeitos; 44,9% satisfeitos), as visitas às unidades de investigação (45,5% muito satisfeitos; 34,1% satisfeitos), e a Palestra (87,5% entre satisfeitos e muito satisfeitos).

De toda a iniciativa, o único aspeto desfavorável apontado foi algum incumprimento dos horários ao longo do dia (52,2%).

A organização e logística foi também motivo de satisfação, nomeadamente a divulgação (52,8% muito satisfeitos; 43,1% satisfeitos), o secretariado (41,7% muito satisfeitos; 54,2% satisfeitos) e o conforto das salas e de outros espaços (40,3% muito satisfeitos; 55,6% satisfeitos).

Gráficos - Avaliação

Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC