News nº 46 | Janeiro 2015
Investigação e Formação Avançada
FMUL celebra Dia da Investigação para Estudantes de Medicina
FMUL celebra Dia da Investigação para Estudantes de Medicina

GAPIC
gapicmail@medicina.ulisboa.pt  
 
Os 25 anos do GAPIC sob o signo do número 17: no Dia da Investigação, a 17 Dezembro, foram apresentados 17 projectos no 17.º Workshop“Educação pela Ciência” e visitadas 17 unidades de investigação. 

A 3.ª edição do Dia da Investigação para Estudantes de Medicina, organizado pelo Gabinete de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica) GAPIC e Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), decorreu no dia 17 de Dezembro e contou uma vez mais com a presença de alunos, docentes e investigadores.  

Este dia, dedicado aos alunos de Medicina e de outras áreas das Ciências da Saúde, foi repleto de várias actividades (Programa) e avaliado positivamente pelos seus participantes. (Avaliação). 

 

A sessão de abertura contou com a presença do Prof. Doutor Rui Victorino, Presidente do Conselho Científico, Prof.ª Doutora Isabel Pavão Martins, Presidente do Conselho Pedagógico (Entrevista), Prof.ª Doutora Maria do Carmo Fonseca, Presidente do IMM, Prof. Doutor João Ferreira, coordenador do GAPIC, aluno Tomás Neto da Silva, Presidente da AEFML. Na abertura foi dado destaque ao trabalho que o GAPIC tem vindo a desenvolver, ao longo destes 25 anos, na promoção da educação científica junto dos jovens alunos de medicina, bem como à qualidade dos trabalhos de investigação que estes têm desenvolvido. 

Neste dia foram apresentados, no âmbito do 17.º Workshop “Educação pela Ciência”, os resultados de 17 projectos de investigação desenvolvidos por 21 alunos durante o ano lectivo 2013/2014. (Livro de Resumos

   

Todos os trabalhos foram apresentados em forma de poster, tendo sido selecionados pelo júri, composto por docentes e investigadores, seis trabalhos para apresentação em forma de comunicação oral, entre os quais foram premiados os seguintes:
 
- 1.º Prémio – “Efeitos da expressão microglial de Sirt2 na LTP” Joana Almeida e Mariana Vargas (Artigo

- 2.º Prémio – Impacto do HIV-2 nos gânglios linfáticos”,  Sandra Duque Maurício 

- 3.º Prémio – “Evolução clonal pré-programada versus estocástica de Leucemia Mielóide Aguda recidivante”, Diogo Maia-Silva 

Uma das sessões que criou maior expectativa foi a sessão organizada pela AEFML sobre Oportunidades de Investigação para Alunos. Nesta sessão foram apresentadas várias formas e perspectivas das oportunidades de investigação disponíveis para os alunos, por Diogo Guimarães, aluno GAPIC, pelo Dr. Vasco Romão, aluno de Doutoramento, pelo Prof. Doutor João Eurico Fonseca, docente e investigador, por Sónia Barroso, assessora do GAPIC, e por Maria Tavares de Pina, relações públicas do AIMS Meeting. 

 

Um dos momentos mais aguardados foi a palestra “The Future for Health: everyone has a role to play”, proferida pelo Prof. Doutor Jorge Soares, da Fundação Calouste Gulbenkian, à qual também assistiram vários docentes, investigadores e médicos do CAML. 

Uma vez que o CAML, por agregar a FMUL, IMM e HSM-CHLN é em si um pólo de investigação, foram apresentados os resultados da 2.ª fase do estudo “Análise Estrutural de Redes na Investigação Científica do CAML”, conduzido pelos sociólogos Nuno Rodrigues, da Coordenação dos Pólos Administrativos (CPA), e Sónia Barroso, do GAPIC, e que se centrou na análise das relações desenvolvidas em torno da investigação científica. (Artigo "Análise Estrutural de Redes de Investigação no CAML") 

Os alunos que participaram no Dia da Investigação tiveram ainda a oportunidade de visitar uma unidade de investigação à sua escolha e do seu interesse, de entre as 17 Unidades de Investigação disponíveis para receber os alunos, de apresentar a unidade e fazer uma visita guiada. 

Os alunos tiveram ainda a possibilidade de participar no Critical Mind Game – Como me interrogo?, através da crítica de um texto de divulgação científica e da elaboração de um texto de divulgação científica. Foram premiados os alunos Diogo Maia Silva (1.º Prémio), Inês Fernandes e Nuno Fernandes (2.º Prémio). 

   

Pela primeira vez este dia contou com a participação do Biobanco, uma estrutura sediada no IMM, que acolhe e armazena uma vasta coleção de amostras biológicas, doadas voluntariamente, com o objetivo de impulsionar a investigação biomédica, permitindo assim a todos os participantes fazerem a sua doação de amostra biológicas. 

Esta 3.ª edição do Dia da Investigação marcou ainda o encerramento das comemorações dos 25 anos do GAPIC, com uma pequena exposição sobre as equipas coordenadoras que ao longo do tempo têm vindo a impulsionar as actividades deste Gabinete, e com uma apresentação com testemunhos de alunos, docentes e investigadores sobre o GAPIC e o trabalho que tem vindo a desenvolver, especificamente ao nível da educação científica dos futuros médicos.

Poderá consultar mais informação sobre o Dia da Investigação aqui e aqui: Dia da Investigação para Estudantes de Medicina reuniu investigadores e alunos 
(Fonte: Just News) 
Pode ver a apresentação sobre os 25 anos do GAPIC aqui
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC