News nº 46 | Janeiro 2015
Notícias FMUL
Projecto Coordenado pela Professora Ana Sebastião - Colégio Mente-Cérebro - financiado pela ULisboa
Projecto Coordenado pela Professora Ana Sebastião - Colégio Mente-Cérebro - financiado pela ULisboa

Ana Maria Sebastião, PhD
Professor of Pharmacology and Neurosciences
Director Institute of Pharmacology and Neurosciences, Faculty of Medicine and
Unit of Neurosciences, Institute of Molecular Medicine



Foi recentemente aprovado, pela Universidade de Lisboa (UL), o Colégio Doutoral Mente-Cérebro, que tem como objectivo genérico potenciar a capacidade organizacional, científica, formativa e técnica da UL no estudo da mente e do cérebro, bem como fortalecer o impacto tecnológico e social deste saber. 

Capitalizando a recente fusão universitária, congregará saberes e tecnologias existentes em diversas escolas da UL, nomeadamente Ciências (FCUL), Farmácia (FFUL), Letras (FLUL), Medicina (FMUL), Psicologia (FPUL), Instituto Superior Técnico (IST) e Instituto de Ciências Socias (ICS). Estas instituições acolhem ou estão intimamente ligadas a Laboratórios Associados e Centros de investigação em áreas nucleares para o estudo da mente e cérebro. A proposta de criação do Colégio Mente-Cérebro foi dinamizada por diversos membros das instituições que o integram, sob coordenação da Faculdade de Medicina, na pessoa da Professora Ana M. Sebastião. 

O Colégio não substituirá nem se constituirá como uma estrutura paralela às já existentes na UL. Pretende sim articular competências, tornando a UL ainda mais competitiva numa área em que tem reconhecido mérito e tradição, alinhando-a com estratégias nacionais e regionais de investigação e inovação. O Colégio constituirá um fórum catalisador de sinergias entre as Instituições que o integram e um dinamizador de colaborações com o mundo académico e empresarial. 

O Colégio Doutoral Mente-Cérebro tem como fundamento a existência na UL de infraestruturas onde decorrem atividades complementares de investigação científica fulcral para a atividade formativa de pós graduação. O Colégio cria-se de um modo natural na instituição com mais publicações e citações em áreas que convergem para o conhecimento da mente e do cérebro no País. A título de exemplo, nos últimos 5 anos a UL contribuiu com cerca de 1/3 das publicações (Web of Knowledge) no domínio Científico Neurosciences/Neurology. A UL destaca-se também na produção científica em Ciências Humanas relacionadas com a Cognição, como Línguística e Filosofia da Cognição, nomeadamente através de publicações em revistas de elevada exigência (taxa de aceitação inferior a 5%). A UL alberga o Instituto do Envelhecimento – no âmbito das actividades de investigação e formação avançada do Instituto de Ciências Sociais - que tem como objetivo a realização de estudos sobre o envelhecimento num quadro interdisciplinar, abrangendo áreas da Demografia, das Ciências Sociais e das Ciências da Saúde. Estudos sobre prevenção do declínio cognitivo no idoso ou em patologias neuro-degenerativas, neurológicas ou psiquiátricas constituem pontos fortes de diversas equipas de investigação na UL. A UL lidera o consórcio Lisbon Living Plus, do qual fazem parte membros deste colégio, para candidatura a nó de um dos co-locations centers (INOSTARS), da Knowledge and Innovation Community (KIC) em Vida Saudável e Envelhecimento Activo. 
Neste âmbito, o Colégio Mente-Cérebro fortalecerá interações com sistemas sociais e com empresas dinamizadoras de inovação. 

Associada a uma intensa e reconhecida atividade científica, a UL tem destacada actividade de pós-graduação em domínios relacionados com o conhecimento da mente e do cérebro. A UL disponibiliza vários programas doutorais transdisciplinares intimamente relacionados com o estudo do cérebro e cognição. Três, pelas suas características e temática, estão na base da presente proposta: o Doutoramento em Ciência Cognitiva, o Doutoramento em Neurociências Integradas e o Doutoramento em Robótica e Cognição. O Colégio desenvolverá a sua actividade em estreita parceria com programas da UL que cobrem áreas cientificamente afins ou adjacentes, nomeadamente, o Programa de Doutoramento em Voz Linguagem e Comunicação (FLUL, FMUL e IST), o Programa Doutoral em Ciências da Complexidade (ISCTE-IUL e FCUL) e o Programa de Doutoramento em Medicamento e Inovação Farmacêutica (FFUL). Todos estes Programas decorrem em parcerias entre diversas instituições que integram o Colégio. O Colégio Doutoral Mente-Cérebro será pois herdeiro desta dinâmica interinstitucional e da sua cultura organizacional, que irá exponenciar. 


O Colégio Mente-Cérebro tem como objetivos específicos:
 
• Potenciar a execução e o desenvolvimento articulados dos programas doutorais da área, já existentes na UL.
• Capitalizar e aumentar o potencial da UL através da articulação em rede dos recursos humanos, científicos e organizacionais já existentes.
• Consolidar o papel de referência da UL na área da mente-cérebro, enfatizando um conjunto de aplicações em áreas socialmente salientes como a saúde, a educação, o envelhecimento activo, a gestão de crises e os movimentos sociais.
• Projetar a UL como líder nacional e interlocutor privilegiado para parcerias internacionais, em especial no espaço europeu.
• Aumentar a competitividade da UL e a sua visibilidade junto dos agentes sociais e sectores económicos, fomentando parcerias com sistemas de inovação tecnológica e transferência de conhecimento. 


Está previsto o seguinte conjunto de atividades:
 
• Actividades internas de potenciação de sinergias na investigação e no ensino pós-graduado, através de: 
 - Acesso cruzado a unidades curriculares, seminários de investigação conjuntos com partilha de dados, planos e projetos; 
 - Orientação de investigação partilhada; 
  - Partilha de equipamentos e infraestruturas laboratoriais, 
  - Definição de estratégias e projeção de infraestruturas de interesse para a UL, para a comunidade científica e a sociedade;
• Actividades externas de networking e disseminação, através de organização de encontros científicos e participação em eventos nacionais e internacionais e de interação com a sociedade;
• Actividades de natureza transversal, como a criação de uma plataforma digital que constituirá a base e o ponto de apoio para a dinamização das suas atividades.

O Colégio almeja alcançar um leque amplo de resultados, entre os quais se destacam:
• Incremento da atividade científica transdisciplinar na área da mente-cérebro, traduzida num significativo aumento dos indicadores bibliométricos.
• Incremento da capacidade de atracção de doutorandos nacionais e estrangeiros nesta área, com consequente aumento do número de doutorados por ano.
• Aumento da capacidade de atracção de financiamento, nacional e internacional, pelos laboratórios, centros e grupos a trabalharem na área.
• Aumento do impacto societal do conhecimento criado, concretizado no reforço de ligações a instituições e empresas, o que contribuirá para a futura autonomia financeira do colégio.
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC