News nº 46 | Janeiro 2015
Auscultar FMUL
“Investigando” o Dia da Investigação

GAPIC
gapicmail@fm.ul.pt  



 
O Dia da Investigação para Estudantes de Medicina continua a ser uma iniciativa com um impacto muito positivo junto dos nossos alunos. 

Esta 3.ª edição do Dia da Investigação contou com a presença de 69 participantes, a grande maioria da FMUL (98,5%), nomeadamente alunos do 2.º ano (17,9%), 3.º ano (28,4%) e 4.º ano (20,9%) do Curso de Mestrado Integrado de Medicina. 
(Gráficos – Caracterização dos participantes

De forma a recolher a opinião de todos sobre o Dia da Investigação foi aplicado um inquérito por questionário, ao qual responderam 50,7% dos participantes, na esmagadora maioria alunos (97,1%). 

A maioria teve conhecimento do Dia da Investigação através dos e-mails de divulgação (94,3%), sendo a principal motivação para participarem neste evento o interesse pela investigação científica (60,0%). No entanto, cerca de metade dos alunos nunca participou num projecto de investigação (37,1%) ou participa raramente (14,3%), enquanto que a outra metade participa pontualmente (22,9%), ou até mesmo frequentemente (25,9%). 

No geral, os participantes mostraram-se satisfeitos com os conteúdos programáticos do Dia da Investigação, sendo de realçar as visitas às unidades de investigação (60,0% muito satisfeitos) e a sessão sobre oportunidades de investigação para alunos organizada pela AEFML (53,6% muito satisfeitos). 

Quanto à organização e logística, os participantes sentiram-se igualmente satisfeitos, sendo de destacar os coffee-breaks (54,3% muito satisfeitos) e o secretariado (48,6% muito satisfeitos), bem como os meios audiovisuais e o conforto dos espaços (42,9% muito satisfeitos). 

Como principal ponto forte foi apontado as visitas às unidades de investigação e a disponibilidade dos investigadores (39,2%).
(Gráficos – Avaliação

O balanço deste Dia da Investigação é assim positivo, partilhando a esmagadora maioria dos participantes a opinião que o Dia de Investigação deverá continuar a ser promovido na FMUL (97,1%). Como referiu um aluno no questionário: “Iniciativa muito útil! Para continuar!
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC