News nº 49 | Maio 2015
Notícias FMUL
Laboratório de Interação Mente-Matéria de Intenção Terapêutica
Laboratório de Interação Mente-Matéria de Intenção Terapêutica

 


“Era uma vez... ou LIMMIT, história de um sonho”
 

Foi este o mote para a abertura oficial do Laboratório de Interação Mente-Matéria de Intenção Terapêutica, pelo Prof. Doutor Mário Simões da FMUL. Contou com a presença do Diretor da FMUL, Prof. José Fernandes e Fernandes, e do Presidente da BIAL, Dr. Luís Portela, numa sala cheia de convidados e amigos. 


 

 


Criado em 2014, e com projecto apresentado desde 2011, só em 2015 se concretizou a oficialização do LIMMIT. Trata-se de um laboratório inovador de neurociências, cujo principal objetivo é encontrar um modelo de translação de consciência. Abordando a interação mente-matéria, as suas aplicações clínicas e práticas e o estudo de traços e estados de consciência. 
O LIMMIT conta com o apoio da Fundação BIAL e da FMUL.


 

A Equipa do Prof. Mário Simões fez-nos uma press release onde nos apresentou o Laboratório de Interação Mente-Matéria de Intenção Terapêutica.



PRESS RELEASE


O LIMMIT nasceu de um sonho. O sonho de chegar mais perto do desvendar de um dos grandes mistérios da ciência, a consciência.

A dualidade mente-matéria tem-se revelado um dos mistérios mais intrigantes da humanidade. Gerando sempre muita controvérsia e discussão, é impossível negar a enorme curiosidade que o tema da consciência desperta na comunidade científica. 

Foi desta curiosidade e vontade de saber que nasceu o LIMMIT, sob a direção do Professor Mário Simões, professor agregado desta Faculdade. 

O LIMMIT é um laboratório inovador dedicado à neurociência cujo principal objetivo é perseguir um modelo translacional da consciência, abordando a interação mente-matéria, as suas aplicações práticas bem como o estudo dos estados e traços de consciência. 

A equipa do LIMMIT dedica-se ao desenvolvimento de um modelo sistemático e descritivo da caracterização das vias dos estados e traços de consciência, tanto naturais como induzidos, desenvolvendo investigação inovadora em neurociência contemplativa aplicada, recorrendo a tecnologias não invasivas. 

A localização do laboratório dentro da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e num dos principais edifícios do Hospital de Santa Maria permite uma forte relação e interação com os contextos clínico e académico. Esta abordagem interdisciplinar permite a concretização de diferentes tipos de desenhos de estudo, desde ensaios clínicos controlados e randomizados, a flexible grouded theory studies

Este modelo visa a associação da investigação em ciências básicas (biofísica, neuropsicofisiologia e biomarcadores moleculares) a estudos de investigação clínica com foco em áreas como a hipnose, a meditação, a intenção clínica, enteógenos e efeito de placebo amplificado. 

O LIMMIT tem como missão a promoção e o desenvolvimento de atividades de investigação científica, bem como a difusão, divulgação, ensino e prestação de serviços no âmbito das ciências da consciência, nomeadamente da interação mente-matéria e bioinformação, mobilizando competências multi e transdisciplinares e privilegiando eventuais aplicações terapêuticas. 

Dentro dos trabalhos em desenvolvimento no LIMMIT, destacamos o projeto designado por Pursuing Happiness: Psychophysiology and Neurophysiology of Altered States of Consciousness in a Multimodal Neurofeedback Environment. Enquadrado dentro do grande objetivo do LIMMIT - um modelo translational da consciência - o investigador principal deste projeto e Chefe do LIMMIT, Jorge Emanuel Martins, pretende caracterizar o estado e traço de consciência associado à felicidade subjectiva. Para isso, recorre a um ambiente imersivo de feebback multimodal para amplificar esta experiência. As ondas electroencefalográficas são traduzidas em som e imagem, e devolvidas ao indivíduo. Assim, torna-se mais fácil objetivar, os correlatos fisiológicos deste estado, através do registo de electroencefalograma, frequência cardíaca, condutância da pele, escalas validadas de avaliação psicológica e ainda de biomarcadores moleculares, que é uma das grandes inovações introduzidas e que consiste na procura de biomarcadores moleculares de forma não invasiva utilizando a colheita de saliva para a realização das analises metabolómica, genómica e proteómica, em colaboração com o Salivatec e o Biocant

Este modelo de avaliação de estados e traços de consciência permitiu ao LIMMIT partir em voos mais altos, com a ambiciosa criação de um Centro do Conhecimento da Consciência. Este é um modelo de estudo que nasceu de uma estreita colaboração entre os diversos parceiros do LIMMIT (www.limmit.org), nomeadamente a Universidade dos Valores (em Mafra, Portugal), vindo a ter um carácter de participação europeia, num consórcio universitário internacional. 

Neste centro, o objetivo será abordar o tema da consciência de uma forma lúdica, interativa e educativa, ao mesmo tempo que se realiza a colheita de Hard-Data, através de um modelo de desenho de análise biomédica: biomarcadores moleculares, correlatos fisiológicos e avaliação psicológica, que são tratados através de criteriosas aplicações de data mining. Neste centro virá a proporcionar-se vivências experienciais baseadas em diversos estados e traços da consciência, em meio imersivo que permite a amplificação dos mesmos, através de técnicas de neurofeedback multimodal e brain-computer interface

O LIMMIT, desde o seu nascimento, tem também investido na divulgação do seu trabalho em comunicações e workshops, em iniciativas nacionais e internacionais, bem como dentro da Faculdade de Medicina, propondo seis novos cursos opcionais, dentro da filosofia e objectivos do laboratório, para o ano letivo de 2015/2016.

Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC