News nº 49 | Maio 2015
Espaço Aberto
Pesquisar Ciência e Saúde

Biblioteca-CDI
andresilva@medicina.ulisboa.pt


Continuamos neste espaço a divulgar recursos on-line, os quais poderão ser páginas pessoais, blogues, portais institucionais, etc. Privilegiaremos aqueles de utilização simples e intuitiva, preferencialmente gratuitos. Parte substancial será dedicada às ciências da saúde. 

Nesta edição, prestamos particular atenção aos dicionários científicos, no âmbito das ciências da saúde e não só. 




The Free Dictionary's Medical Dictionary 

A Farlex, Inc. é uma empresa norte-americana responsável por produtos como o Free Dictionary, o Free Library, Definition-Of.com ou o WordHub, que estão entre os mais populares e visitados de entre os dicionários e enciclopédias gratuitamente disponíveis on-line.
O Free Dictionary inclui um Dicionário Médico, assim como um de termos jurídicos, financeiros, de acrónimos e expressões idiomáticas.
Informação da página: “The main sources of TheFreeDictionary's Medical dictionary are The American Heritage® Stedman's Medical Dictionary, Second Edition and Dorland's Medical Dictionary for Health Care Consumers …” 





Oxford Reference – Medicine and Health 

Embora se trate de um recurso que é necessário adquirir / subscrever para ter acesso aos conteúdos integrais, há cerca de 26 000 entradas que têm parte do conteúdo gratuitamente disponível. 









Dicionário de Termos Médicos

O Dicionário de Termos Médicos da Porto Editora, que integra a Infopédia, foi elaborado por Manuel Freitas e Costa, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Medicina de Lisboa.
Características: cerca de 30 000 conceitos do vocabulário médico, informações sobre a origem das palavras, terminologia médica associada ao nome de cerca de 4 000 personalidades de diversas áreas, que identificaram ou descreveram doenças, sinais, microorganismos, técnicas ou terapêuticas, cobertura exaustiva da terminologia médica. 





WolframAlpha 

Do WolframAlpha chegou a dizer-se que poderia vir a ser tão influente nosso trabalho como o Google. Trata-se de um mecanismo computacional de pesquisa (computational knowledge engine) desenvolvido por Wolfram Research.

O WolframAlpha apresenta a informação sistematicamente organizada, com separadores temáticos, pretendendo responder de forma directa às questões e expressões de pesquisa introduzidas, por oposição a um mero conjunto de páginas e recursos, nem sempre relevantes, como acontece com os motores de busca mais conhecidos.
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC