News nº 49 | Maio 2015
Notícias do Pedagógico
Notícias de maio 2015




_________________________________________________________

Nº08 | MAI’15
INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
MINI-CEX

O Mini-CEX, Mini-Clinical Evaluation Exercise,
consiste numa escala de classificação, que 
procura avaliar seis tipos de competências clínicas 
consideradas nucleares. 
Cada uma é avaliada e registada num formulário 
baseado em escalas de Likert de 6 ou 9 valores, 
permitindo assim classificar o desempenho do aluno.
Contribua connosco para a otimização da educação na FMUL.
Saiba mais sobre este tipo de avaliação aqui.

Notícias do Pedagógico

_________________________________________________________

Nº09 | MAI’15
FACTOS E NÚMEROS
OS NÚMEROS DA FMUL

Sabe quantos alunos frequentam atualmente a FMUL?
Número atual de alunos na FMUL: 2169.
F: 1405 (aproximadamente 65%).
M: 764 (aproximadamente 35%).
Distribuição de alunos por cada ano:
1.º ano: 337 alunos.
2.º ano: 308 alunos.
3.º ano: 402 alunos.
4.º ano: 361 alunos.
5.º ano: 392 alunos.
6.º ano: 369 alunos.
Nos últimos 10 anos frequentaram a FMUL cerca de 19.726 alunos.
A FMUL é a faculdade de medicina nacional com maior número de alunos a entrar todos os anos.

Deixe aqui a sua opinião sobre estes números! 

Notícias do Pedagógico

_________________________________________________________

Nº10 | MAI’15
MONITORIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM
GRELHAS DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA

Tem conhecimento da existência 
de grelhas de avaliação contínua 
para as aulas práticas da sua área disciplinar? 
Este método permite-lhe ser mais sistemático, 
uniforme e justo no seu método de avaliação.
Se quiser conhecer os modelos que o Conselho 
Pedagógico disponibiliza, veja aqui.

Notícias do Pedagógico
_________________________________________________________

Nº11 | MAI’15
DICAS E CONSELHOS
BOM TESTE DE ESCOLHA MÚLTIPLA

São várias as indicações para a construção de um bom teste de escolha múltipla. Aqui ficam 6 dicas que o podem ajudar:
- Evite duplas negativas;
- Evite opções como "todas as anteriores" ou "nenhuma das anteriores";
- Evite questões em série, ou seja, interdependentes;
- Dê antecipadamente um layout do teste aos alunos;
- No final de cada página, peça para "virar a página" e numere o teste (X/X);
- Construa questões com um enunciado (raiz da pergunta) mais longo e alíneas breves.

Notícias do Pedagógico
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC