News nº 54 | janeiro 2016
Eventos
Dia da Investigação: um Dia Especial na FMUL
Dia da Investigação: um Dia Especial na FMUL
GAPIC
gapicmail@medicina.ulisboa.pt 



O Dia da Investigação para Estudantes de Medicina foi um dia especial na FMUL, com a apresentação de 33 projetos de investigação desenvolvidos por alunos no âmbito das Bolsas Gulbenkian/FMUL, Bolsas CHLN/FMUL e 18.º Programa “Educação pela Ciência”. 



A 4.ª edição do Dia da Investigação para Estudantes de Medicina, organizado pelo Gabinete de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (GAPIC) e Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), decorreu durante o dia 16 de dezembro, com várias actividades e com a participação de alunos, docentes e investigadores, que avaliaram de forma positiva este evento (conheça a opinião de quem participou).

A sessão de abertura contou com as intervenções do Prof. Doutor Fausto Pinto, Diretor da FMUL, do Dr. Jorge Lucas, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Dr.ª Maria Margarida Lucas, Diretora Clínica do CHLN, da Prof.ª Doutora M. Carmo Fonseca, Presidente do iMM, e do aluno José Correia, Presidente da AEFML, que, para além de elogiarem esta iniciativa, destacaram a sua importância na educação científica dos futuros médicos. 

Estiveram ainda presentes o Presidente do Conselho Científico, Prof. Doutor Melo Cristino, e a Presidente do Conselho Pedagógico, Profª Doutora Isabel Pavão Martins.

No âmbito das Bolsas Gulbenkian/FMUL, Bolsas CHLN/FMUL e 18.º Programa “Educação pela Ciência”, foram desenvolvidos 33 projectos de investigação por alunos da FMUL, apresentados neste dia em forma de póster (livro de resumos). Todos os pósters foram avaliados por um júri, composto por docentes e investigadores, que seleccionaram os 6 melhores trabalhos para apresentação em comunicação oral, tendo sido premiados os seguintes:

- 1.º Prémio – “Estudo da anatomia do sistema límbico: rm e tratografia, dissecção pela técnica de Klingler e plastinização. Criação de modelos 3-d aplicáveis ao ensino da neuroanatomia”
João Cavaco, Maria Eduarda Neves, Tiago Gaspar – Instituto de Anatomia | FMUL 

- 2.º Prémio – “From immune phenotype to clinical manifestations in CVID”
Ana Cláudia Varandas – Ana E.Sousa Lab | iMM 

- 3.º Prémio – “O papel da reprogramação metabólica e respiração mitocondrial no fenótipo agressivo de cancro da mama induzido por hipercolesterolemia”
Mafalda Ferro Teixeira –Sérgio Dias Lab | iMM 



Neste dia foram ainda apresentados os resultados do projeto “Survival, cause and place of death in Huntington’s disease - an analysis from the REGISTRY cohort”, desenvolvido pelo Dr. Filipe Rodrigues (Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica) no âmbito da 10.ª Bolsa de Investigação Fundação AstraZeneca / FMUL.

Como tem sido habitual, a AEFML organizou uma sessão informativa dedicada a “Oportunidades de Investigação para Alunos”, tendo sido convidados Diogo Maia e Silva, aluno GAPIC, Dr. Válter Fonseca, aluno de Doutoramento, Prof. Doutor Bruno Silva-Santos, tutor (iMM), Sónia Barroso, do GAPIC e o aluno Gonçalo Jantarada, da organização do AIMS Meeting. 



Um dos momentos de destaque deste dia, e que tanto atraiu a atenção da audiência, foi a palestra “Ciência, Inovação e Progresso”, proferida pelo Dr. Peter Villax (Hovione).

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de visitar uma unidade de investigação à sua escolha e do seu interesse, de entre 11 unidades disponíveis para receber os alunos. Uma dessas unidades foi o Biobanco do iMM que esteve presente para, junto dos participantes, recolher amostras com vista a contribuir para a investigação biomédica.

Nesta 4.ª edição do Dia da Investigação, o concurso Critical Mind Game – Como me interrogo?, incidiu sobre a área emergente da Medicina de Precisão, em que os alunos tiveram a possibilidade de criticar e elaborar textos de divulgação científica. Das 18 candidaturas, foram premiadas as 3 melhores, da autoria dos alunos Inês Isabel Pinto, Joana Monteiro e Nuno Miguel Fernandes. De notar a participação, pela primeira vez, de estudantes do 1º ano do CMIM.

Este dia foi ainda marcado com a exposição “Vivências de Ciência na Pré-Graduação em Medicina”, onde foram expostas fotografias dos alunos em ambiente de investigação e apresentado um vídeo com testemunhos de alguns alunos sobre as suas vivências no âmbito do projecto. - Vídeo “Vivências de Ciência na Pré-Graduação em Medicina”




A FMUL vivenciou assim um dia especial, sobre o qual testemunharam alguns convidados e participantes. Eis os seus testemunhos.

Informações gerais sobre o Dia da Investigação para Estudantes de Medicina aqui.

Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC