News nº 54 | janeiro 2016
Reportagem / Perfil
Dia da Investigação: a opinião de quem participou
GAPIC
gapicmail@medicina.ulisboa.pt




A equipa do GAPIC quis ir mais além do que a organização do Dia da Investigação para Estudantes de Medicina, assumiu o papel de repórter e foi à busca de opiniões sobre esta iniciativa. 

Para o Presidente da Direcção da AEFML, José Almeida Correia

O Dia da Investigação é um dia em que se fomenta junto dos alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa uma área essencial para uma futura prática clínica consciente e completa. É crucial que sempre tenhamos em mente que os grandes avanços na Medicina atual, seja em termos de procedimentos médicos e cirúrgicos ou a nível celular e molecular, são idealmente feitos com uma forte evidência científica como base - evidência essa que só a Investigação permite alcançar. Esta iniciativa abre portas para os alunos da FMUL enveredarem por esta vertente, com que têm vindo a contactar ao longo do seu percurso académico, permitindo-lhes ver de perto o que de maior qualidade se faz a nível do Centro Académico de Medicina de Lisboa e até mesmo criar um projeto de raiz e desenvolvê-lo num processo tutorado. É com imenso gosto que a AEFML contribui para o Dia da Investigação, acompanhando os alunos que representa nos seus primeiros passos enquanto futuros investigadores.” 

Alguns dos trabalhos apresentados pelos alunos no Dia da Investigação foram desenvolvidos no âmbito das Bolsas Gulbenkian/FMUL financiadas pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). Segundo o Dr. Jorge Lucas, da FCG, que esteve presente na sessão de abertura:

“O Dia da Investigação para Estudantes de Medicina constitui, desde logo, uma iniciativa exemplar do ponto de vista da colaboração entre estudantes e instituição de ensino. Esta iniciativa conjunta do Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação (GAPIC) e da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (AEFMUL) assume particular importância de um duplo ponto de vista. Se, por um lado, é uma oportunidade para os estudantes que integram o Programa “Educação pela Ciência “poderem apresentar os trabalhos de investigação que desenvolveram no âmbito das bolsas atribuídas com o apoio de diversas entidades, entre as quais a Fundação Calouste Gulbenkian, o Dia da Investigação, através das diversas atividades promovidas, é também um importante estímulo para que outros estudantes possam desenvolver os seus próprios projetos de investigação, bem como um veículo de sensibilização para a importância de que se reveste a prática de investigação científica entre os estudantes do curso médico, na medida em que contribui, indubitavelmente, para uma formação científica mais sólida e completa dos futuros clínicos.” 

Os trabalhos apresentados pelos alunos foram avaliados pelos moderadores das várias sessões do Dia da Investigação, os quais foram questionados relativamente à qualidade dos posters e das comunicações orais.
Eis as suas opiniões

Relativamente aos alunos premiados com os melhores trabalhos quisemos saber quais as mais-valias de toda esta experiência, desde a preparação da candidatura, a participação no projecto de investigação, a apresentação dos resultados no Dia da Investigação e a atribuição do prémio. Tivemos ainda curiosidade em conhecer quais as razões que levaram os alunos a participar no concurso “Critical Mind Game – Como me interrogo?”
Eis os seus testemunhos
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC