News nº 54 | janeiro 2016
Tome Nota
XII Jornadas APDIS INVESTIGAÇÃO, INOVAÇÃO, INTERVENÇÃO | Abril 2016


 
As XII Jornadas APDIS INVESTIGAÇÃO, INOVAÇÃO, INTERVENÇÃO: Partilha de conhecimento em saúde pretendem ser um espaço de reflexão sobre o desempenho das bibliotecas da saúde e dos seus profissionais, face à complexidade das múltiplas abordagens assumidas pela informação na área da saúde.

As inovações registadas nas tecnologias da informação revolucionaram as ciências da saúde, proporcionando novas oportunidades na investigação através da partilha de dados. 

A capacidade de extracção de grandes conjuntos de dados e de os combinar com a informação proveniente de muitas outras fontes apresenta um grande potencial para o desenvolvimento da investigação em saúde e das bibliotecas da saúde, enquanto núcleos de responsabilidade científica e social. A partilha de dados nos avanços da saúde é amplamente reconhecida e o big data constitui um grande propulsor na mudança de paradigma da investigação.

O actual paradigma da investigação em saúde, em que as nossas bibliotecas da saúde se inserem (ensino superior, hospitais, equipas médicas, laboratórios clínicos e farmacêuticos, entre outros), contempla conceitos como a produção, a preservação, a partilha e a reutilização, levando o profissional de informação a construir um perfil mais rigoroso, em permanente construção e actualização, mas também mais exigente, mais pormenorizado e mais próximo do outro profissional, o da saúde, e dos doentes.

A informação em saúde é, assim, potenciada através da partilha do conhecimento, da investigação, do valor da inovação, mas também de momentos, das emoções e das pessoas. Trabalhar a informação em saúde é mais uma forma de prevenção em saúde.

Enquanto profissionais da informação das ciências da saúde, os nossos desafios são, na actualidade, inúmeros. Responder, transformar e questionar são os verbos que traduzem a nossa actividade diária.

As Jornadas da APDIS são, uma vez mais, uma oportunidade privilegiada para os bibliotecários e demais profissionais de informação das ciências da saúde, provenientes de instituições diversas e, em muitos casos, geograficamente distantes, discutirem e aprofundarem conceitos, referenciarem e analisarem as boas-práticas existentes nesta área.

As XII Jornadas introduzirão o Prémio Lucília Paiva, em homenagem à nossa colega, uma das pioneiras da APDIS, uma promotora de competências e de perfis profissionais da maioria dos bibliotecários da saúde nacionais, e que precocemente nos deixou. Pretende-se, em sua memória, premiar a melhor comunicação oral e o melhor poster apresentados nas jornadas.

Convidamos, assim, todos os colegas a estarem presentes e a aproveitarem esta oportunidade, apresentando comunicações e/ou posters, dando um contributo essencial para o desenvolvimento e o reconhecimento público da nossa actividade enquanto Bibliotecários da Saúde. 


Saiba Mais AQUI
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC