News nº 1 | Novembro de 2008
Mais e Melhor
Processo de Inscrições on-line
Processo de Inscrições on-line
Ana Rute Braziel
Unidade de Tecnologias e Informação
(+351) 217999405/44272
anabraziel@fm.ul.pt

As matrículas/inscrições da FMUL para o ano lectivo 2008/09 realizaram-se na sua totalidade no formato online através da plataforma SIANET propriedade da empresa Digitalis. A sua análise e implementação foi desenvolvida de acordo com as necessidades da Instituição, tendo em vista a total integração com Bolonha. 

Para este ano optou-se pela realização de matrículas presenciais para o 1º ano curricular, tendo por objectivo um melhor acompanhamento do aluno em todo o processo. Acompanhamento este planeado e implementado por um grupo de trabalho interno que contou com a participação activa da Área Académica, da Unidade de Tecnologias e Informação com a sua vertente técnica e também com a vertente da Imagem e Comunicação, bem como com a área de investigação (GAPIC) e a Associação de Estudantes. Esta campanha de Acolhimento denominada “Bem-Vindo à FMUL”, através de meios como a sinalética, o guia da matrícula e o guia de informações várias, disponibilizado através de uma PEN entregue ao aluno, bem como Quiosques representativos das áreas de interesse da Escola, permitiram a assistência pessoal ao aluno. 

De salientar ainda o facto de o aluno aceder ao sistema já com o seu login de acesso a uma série de outros serviços disponibilizados de imediato. Nomeadamente a caixa de correio electrónico, o acesso à rede sem fios Eduroam. 

Para os primeiros anos foi possível também recolher como pré-requisito as informações necessárias para responder ao inquerito RAIDES, bem como o preenchimento da denominada Ficha Azul. Informações fundamentais para o trabalho de avaliação a realizar pela Universidade de Lisboa.
 
Toda esta informação foi confirmada pelo aluno que no final do processo recebeu um comprovativo de Matrícula. 

Neste processo foi possível, pela primeira vez, matricular todos os alunos que se dirigiram à Instituição, no próprio dia.

As inscrições para os restantes anos realizaram-se, também pela primeira vez, no formato online não presencial, tendo o aluno sido acompanhado por duas linhas distintas de suporte. Uma para a vertente técnica e outra para a vertente académica. Depois do aluno escolher as disciplinas em que pretendia inscrever-se e escolher uma turma já pré-definida, foi realizada uma pré-inscrição que na altura da sua validação pela Área Académica, devolveu ao sistema um comprovativo de inscrição.

Ambos os processos de Matrícula e Inscrição se fizeram acompanhar de um outro sistema online de candidatura a atribuição de Cacifos.

Consideramos que este foi sem dúvida um projecto inovador que resultou em enormes beneficios para a Escola. Pretende-se continuar a evoluir no sentido de criar serviços desta natureza para o benefício de todos os intervenientes.
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC