News nº 56 | março 2016
Eventos
“Não te esqueças de ti na tua vida!”
“Não te esqueças de ti na tua vida!”

Sónia Barroso | Tânia Simões | André Rodrigues 




















No Dia Internacional da Mulher, a FMUL pintou o céu de cor em homenagem às mulheres com cancro da mama.



“Dedicate yourself and you can find yourself”, ao som da música “Hall of fame - The Script", foi o mote para dar início à inédita iniciativa “Não te esqueças de ti na tua vida!” - Apoio à Associação Amigas do Peito no Dia Internacional da Mulher. 

Este evento realizou-se no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, que evoca a luta histórica das mulheres, um pouco por todo o mundo, em prol da igualdade de género. 

Na FMUL, a data não passou despercebida, tendo um grupo de colaboradores não docentes tomado a seu cargo a organização deste evento, que marcou a efeméride de uma forma muito positiva, sobretudo porque, numa perspectiva de solidariedade social, teve o intuito expresso de apoiar a Associação Amigas do Peito - Associação Humanitária de Apoio à Mulher com Cancro da Mama, revertendo as receitas das inscrições (donativo livre) a favor desta associação. 

Esta iniciativa, que contou com cerca de 100 participantes, maioritariamente alunos e pessoal não docente, teve o intuito de alertar para a importância do bem-estar físico, pessoal e emocional de cada um de nós nas nossas vidas, nomeadamente na conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, abordando alguns aspectos para que a gente não se esqueça de nós próprios nas nossas vidas. 

A sessão de abertura contou com a presença do Director da FMUL, Prof. Doutor Fausto Pinto, que incentivou desde o início e sem qualquer hesitação esta iniciativa; do presidente da AEFML, o aluno José Correia, que também demonstrou todo o seu apoio; da Faculdade de Ajudar representada pelo colega André Rodrigues; e da Comissão de Segurança e Saúde no Trabalho, representada pela colega Sónia Barroso. 

Neste dia foi possível assistirmos a uma “conversa” que, embora informal, foi bastante interessante e animada, seguindo a ideia de que devemos olhar activamente para e por nós mesmos, reencontrando-nos e reconciliando-nos com tudo aquilo de que mais gostamos, para não ficarmos arredados da realização pessoal que está perfeitamente ao nosso alcance. A sociedade, incluindo os meios de comunicação social, tende a desviar a nossa atenção daquilo que somos, do que é realmente importante para nós e, por vezes, perdendo mesmo a noção daquilo que são as nossas aspirações e os nossos sonhos. 

Os convidados ofereceram-nos testemunhos valiosos e inspiradores. A Dra. Emília Vieira contou-nos um pouco da sua história de vida e deixou um valioso conselho aos estudantes, futuros médicos, que assistiam, exortando-os a que nunca deixem de pensar em si mesmos, para, supostamente, favorecer a sua carreira profissional. 

O escritor Gustavo Santos, para o qual “O caminho é o amor”, trouxe-nos um relato das suas viagens e ainda do seu persurso pessoal e profissional. De forma entusiasta, levou-nos a reflectir sobre se de facto estamos focados em nós nas nossas vidas. 

Segundo o Prof. Doutor Mário Simões, ”A minha criança interior pede-me muitas vezes para a deixar brincar comigo". Desta forma, apresentou aquilo que tem sido objecto do seu trabalho como “agente da felicidade” e demonstrou como, na perspectiva da investigação científica, a felicidade pode ser estudada, medida e observada. 

Neste dia os participantes assistiram ainda, entusiasticamente, a uma demonstração de defesa pessoal (Krav Maga), tiveram a possibilidade de participar num workshop de maquilhagem e cuidados de pele (Mary Kay) e realizar sessõe de Reiki. 

O encerramento deste evento foi marcado pela largada simbólica de um conjunto de balões, que pintou o céu de cor em homenagem às mulheres com cancro da mama. 

Esta iniciativa não teria sido possível sem o apoio de vários patrocinadores, nomeadamente, Caixa Geral de Depósitos; Delta Cafés; Horto do Campo Grande; Mary Kay; Krav Maga. 
















Os participantes demonstraram uma elevada satisfação com todas as actividades desenvolvidas no âmbito deste evento, nomeadamente, com a demonstração de defesa pessoal (62,5% muito satisfeitos) e com a conversa sobre “Não te esqueças de tia na tua vida” (57,6% muito satisfeitos). 


















Toda organização e logística foi, igualmente, avaliada de forma positiva, sobretudo o secretariado (65,8% muito satisfeitos), os audiovisuais (65,8% muito satisfeitos) e a divulgação (50% muito satisfeitos).
Os pontos fortes identificados foram especificamente o programa, as actividades e toda a organização, por sua vez, um aspecto menos favorável foi a falta de tempo para debate e troca de ideias com os convidados, sendo, no entanto, unânime a opinião de que a FMUL no futuro deverá continuar a promover este tipo de iniciativas. 

Até lá, não se esqueça de si na sua vida! 


Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC