News nº 56 | março 2016
Eventos
Lançamento do Livro Integrative Human Biochemistry
Lançamento do Livro Integrative Human Biochemistry

Teve lugar Museu Nacional de História Natural e da Ciência, no dia 7 de março o lançamento do livro da autoria do Prof. Miguel Castanho e da investigadora brasileira Andrea Da Poian Integrative Human Biochemistry, A Textbook for Medical Biochemistry

O manual, que “parte da curiosidade sobre a gestão da energia no corpo humano para as explicações pedagógicas”, reúne casos práticos sobre fenómenos do quotidiano, pretendendo dar respostas a questões como “Por que não devemos beber bebidas alcoólicas enquanto se tomam medicamentos?"; "Por que é possível emagrecer a comer muitas gorduras desde que não comamos açúcares e farináceos?" ou "Por que o cabelo espiga?". 


 

O Prof. Fausto J. Pinto, Diretor da Faculdade de Medicina, fez a abertura da sessão salientando que este livro assinala a importância da internacionalização e do estabelecimento de redes de colaboração, fundamentais em Medicina e Ciência para a integração no mundo científico. 

O Preseidente da Associação de Estudantes, José dos Reis Almeida Correia, salientou que o título do livro traduz um pouco o que acontece nas aulas do Prof. Miguel Castanho na FMUL, onde “há uma integração lógica de aspetos clínicos, do dia a dia e da Bioquímica”.

 

Seguiu-se a intrevenção do Doutor Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, que mencionou a adaptabilidade deste manual, uma vez que refere várias áreas de estudo não só a Medicina mas a Farmacologia, a Medicina Dentária, a Medicina Veterinária, a Nutrição e a Enfermagem.

 

O Reitor da Universidade de Lisboa, Prof. António Cruz Serra, também esteve presente e referiu que “o nosso trabalho é fazermos o melhor ensino e investigação possíveis, porque não há bom ensino sem investigação e a transferência deste conhecimento para a sociedade”, sublinhou ainda que o livro concretiza claramente esse primeiro objetivo.

 


Prof. Doutor Miguel Augusto Rico Botas Castanho 

Professor Catedrático do Instituto de Bioquímica, Faculdade de Medicina de Lisboa desde 2007. Foi subdiretor da FMUL de a fevereiro de 2015. Foi nomeado a 10 de fevereiro do presente ano, Vice Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Outras áreas científicas de interesse
Resolução de problemas estruturais e funcionais relacionados com biomembranas e seus sistemas modelo por intermédio de microscopia de força atómica e espetroscopias óticas, principalmente absorção UV-Vis, fluorescência e dispersão de luz. Tem sido dada uma relevância especial ao estudo ao nível molecular de péptidos ativos em membranas, como neuropéptidos, péptidos microbicidas e inibidores de fusão viral.
(fonte: a3es)

Investigadora Andrea T Da Poian

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professora Associada do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e sua linha de pesquisa está voltada para o estudo de diferentes aspetos da interação vírus-célula, principalmente nos seguintes temas: mecanismos de entrada dos vírus em suas células hospedeiras, estrutura das proteínas virais e suas mudanças conformacionais durante a infeção, efeitos da infeção sobre o metabolismo celular, e respostas celulares à infeção.
(fonte: Instituto de Bioquímica Médica UFRJ)

Raquel Moreira
Equipa Editorial
news@medicina.ulisboa.pt  
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC