News nº 56 | março 2016
Mais e Melhor
Projeto Medicina Mais Perto


A 8ª Edição do Projeto Medicina Mais Perto decorreu entre 28 de fevereiro a 6 de março na ilha da Madeira. 

É um projeto promovido por alunos de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. São cerca de 20 alunos devidamente formados e dotados das competências científicas e pedagógicas os que foram às escolas da Região da Madeira dar formação sobre temas como a sexualidade, a saúde mental e os consumos tóxicos. Estas formações nas escolas tem uma importância indiscutível porque são apresentados temas, abordados de forma simples e com o objetivo de colmatar lacunas apresentando informação aos alunos que não chegam lhes chega através das disciplinas habituais. 

Para além das escolas, o projeto esteve ainda estar presente, junto da população em geral, nas ruas do Funchal, Ribeira Brava, Santa Cruz, Câmara de Lobos, Machico, Curral das Freiras e Porto Moniz promovendo ações de sensibilização e rastreios gratuitos: rastreios cardiovasculares, hipertensão arterial, glicémia, índice de massa corporal e sessões de aconselhamento a todas as pessoas que assim o desejam. 

O projeto nasceu há uns anos, no seio da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina e foca-se nas ilhas porque o continente português já é alvo de muitas ações de sensibilização similantes a estas. 

Este projeto é enriquecedor para duas partes: para as pessoas que recebem as formações e também para os alunos de medicina. Para estes é uma experiência muito enriquecedora permitindo-lhes entrar em contacto com a população e, sobretudo, conversar com as pessoas, perceber os problemas e a realidade que existe no terreno e fora dos hospitais. 

A resposta das últimas edições tem sido positiva. No ano passado, o projeto deu formação a cerca de 1.700 alunos e rasteou cerca de 800 pessoas em São Miguel, Açores.



Raquel Moreira
Equipa Editorial
news@medicina.ulisboa.pt  
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC