News nº 57 | abril 2016
Nota Editorial
Dias solidários, dias de sol
Editorial 


Nesta edição de tons finalmente primaveris, destacamos a Participação de docentes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa no Programa de Pós-Graduação Ciência para o Desenvolvimento (PGCD), na Universidade de Cabo Verde. O PGCD foi criado pensando na necessidade de formação de recursos humanos nos PALOP e em Timor-Leste, de forma a melhorar a qualidade da investigação científica, em especial na área das Ciências da Vida, naqueles países. 

A Universidade de Lisboa aposta no reforço das relações com os seus antigos alunos. No passado dia 19 de abril tomaram posse no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa (ULisboa) os novos órgãos sociais da Associação de Antigos Alunos da Universidade de Lisboa – Alumni ULisboa

No passado dia 11 de abril, a Associação “Amigas do Peito” comemorou o seu 8º aniversário. Neste dia foi inaugurada a sede social desta associação pelos Senhores Presidente da República, Ministro da Saúde e Cardeal Patriarca de Lisboa, no Campus de Santa Maria. 

O já tradicional Dia do Candidato - Estudar Medicina na FMUL conheceu este ano a sua IX Edição, no passado dia 8 de abril, na FMUL. Participaram neste evento 123 alunos do secundário, que vieram conhecer a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e conhecer a sua oferta pedagógica, científica, cultural e social. 

No dia 15 de abril decorreu na Aula Magna da FMUL a Sessão Inaugural da 1ª Edição do Programa Doutoral em Saúde Ambiental (EnviHealth&Co). A Lição de Abertura do Programa, a cargo do Prof. Roberto Bertollini, representante da OMS junto da União Europeia, coordenador científico do Gabinete Regional da OMS para a Europa e coordenador do Departamento de Saúde Pública e Ambiente da OMS, teve como tema Preventive disease through a healthy environment: a challenge and an opportunity for public health in the XXI century".

Também no dia 15 de abril se realizou o Dia Solidário, tendo a FMUL mais uma vez unido esforços em prol da solidariedade social, através da ajuda prestada a outras instituições. Este ano, a escolha da Faculdade de Ajudar recaiu sobre a Quinta Pedagógica, local privilegiado ao serviço da comunidade Lisboeta, que promove a educação ambiental, precisamente em vésperas da comemoração do seu 20º aniversário. Os nossos colegas tiveram oportunidade de ajudar em diversas tarefas, desde a preparação e confecção de bolinhos tradicionais portugueses ou confecção de material decorativo, à limpeza e preparação dos adereços e materiais para gincana. 

Este mês a FMUL deu um passo em frente no seu Projeto de elaboração do Plano de Segurança do Edifício Egas Moniz, com a realização de uma formação de 15 horas sobre Primeiros Socorros nos Locais de Trabalho – Nivel II.

Por último, destacamos a cerimónia de entrega do Prémio Professor Francisco Pulido Valente 2016, que se realizará no próximo dia 5 maio, na Aula Magna da FMUL.

Boas leituras!

André Silva
andresilva@medicina.ulisboa.pt
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC