News nº 58 | maio 2016
Notícias FMUL
Centro de Reabilitação Cardiovascular da Universidade de Lisboa
Centro de Reabilitação Cardiovascular da Universidade de Lisboa

A cerimónia de inauguração do Centro de Reabilitação Cardiovascular da Universidade de Lisboa [CRECUL] decorreu, no dia 6 de maio, no Centro de Medicina Desportiva do Estádio Universitário de Lisboa, onde estiveram presentes o Reitor da Universidade de Lisboa, Prof. António Cruz Serra, o Diretor da Faculdade de Medicina, Prof. Fausto J. Pinto, o Presidente da Faculdade de Motricidade Humana, Prof. José Alves Diniz, o Prof. Machado Rodrigues, Chefe do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte e a Profª. Helena Santa Clara da Faculdade de Motricidade Humana. 

 


Este projeto conta com a parceria da Faculdade de Medicina (FMUL), da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) e do Estádio Universitário (EUL), contando ainda, com o apoio da Universidade de Lisboa. A criação deste centro vem responder à preocupação existente em três áreas da universidade: área da formação, da investigação e o apoio à comunidade. 

A abertura da sessão esteve a cargo da Diretora do Programa deste Centro, a Profª. Helena Santa Clara. A equipa é constituída por uma diretora de programa, um diretor clínico e por equipas que são obrigatórias na credenciação deste projeto - Programa de Reabilitação Cardíaca: uma equipa da Área do Exercício, da Gestão de Fatores de Risco, da Intervenção Psico-Social e do Aconselhamento Nutricional. 


Trata-se de um programa individualizado, com base numa série de avaliações definidas em equipa e com uma duração anual. Terá as características de um programa de prevenção secundária, uma continuidade da reabilitação hospitalar, com prescrição individual de exercício físico e com acompanhamento nutricional. Este programa funcionará na Academia de Fitness do Estádio Universitário, com um gabinete de consulta e com salas de exercício físico. 

O Protocolo do Programa prevê receber doentes já estabilizados, que inicialmente foram acompanhados nos programas hospitalares de reabilitação na rede de Lisboa e identificados como doentes de baixo risco na prática do exercício físico. Haverá, portanto, uma rede de articulação entre os hospitais e o CRECUL. 

O Prof. Machado Rodrigues, Diretor Clínico do CRECUL, referiu que este centro “vem preencher um vazio existente em Lisboa que consiste na ausência de um Centro que desse continuidade aos programas de reabilitação, existentes nos hospitais, aos doentes com patologia cardíaca, ou que tivessem sido submetidos a intervenções ou procedimentos cardiovasculares nessas unidades e que aí iniciavam a fase 1 e a fase 2 deste programa mas que não tinham continuidade numa fase extra-hospitalar.” Assim, o principal objetivo do CRECUL é ser uma Instituição central, segura e com todas as condições necessárias e dar seguimento a este tipo de programas. A equipa será constituida por mestrandos, doutorandos, psicólogos, com experiência em reabilitação cardiovascular, nutricionistas e enfermeiras especializadas em reabilitação cardiovascular e cardiologistas que irão dar corpo e sustento a esta equipa multidisciplinar de reabilitação. 


 


Todos os doentes que irão ser admitidos neste Centro serão originários dos vários hospitais da área urbana de Lisboa. O pedido para a participação no programa poderá ser feito pelo cardiologista, cirurgião cardíaco ou médico de família com a apresentação de um relatório, que obdecerá a uma série de items. 

Uma melhor informação, envolvendo os médicos de família e os médicos especialistas irá aumentar o número de participantes no Programa de Reabilitação Cardíaca, disponibilizando-o assim a um maior número de pessoas que dele necessitam. 

O Diretor da FMUL realçou a importância da reabilitação cardiovascular e a sua relevância atual na sociedade. Salientou que este projeto se enquadra numa abordagem moderna do que é a Cardiologia. Sendo um projeto inter-institucional, cumpre a missão do que deve ser uma Instituição Universitária, com a prestação de serviço à comunidade, com uma componente de medicina académica e com a aposta na investigação. Trata-se, portanto, de um trabalho conjunto que contribuirá para o reforço da reabilitação cardiovascular no nosso país. 


 

Também o Presidente da Faculdade de Motricidade Humana se mostrou orgulhoso deste projeto, agradecendo aos envolvidos a sua disponibilidade e empenho nesta área que permitirá a junção de conhecimento inter-institucional. Realçou a importância da atividade física na recuperação dos doentes e a aposta na colaboração das escolas com o Estádio Universitário. 


 

O Reitor saudou a colaboração entre as duas faculdades da Universidade e a utilização das instalações do Estádio. Este projeto é um testemunho daquilo que é uma das obrigações de uma Universidade, “criar condições para fazer um melhor ensino, onde os alunos podem ter a oportunidade de realizar um trabalho prático, de investigação e colocar ao serviço da sociedade o que é o conhecimento geral de uma universidade, prestando serviço e disponibilizando os recursos humanos ao serviço da comunidade.” Demonstrou o total apoio da Reitoria na concretização e desenvolvimento deste projeto. 


Raquel Moreira
Equipa Editorial
news@medicina.ulisboa.pt
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC