News nº 58 | maio 2016
Eventos
Faculdade de Medicina de Lisboa recebe Sala de Telepresença - Sala Dr. Paul Janssen
Faculdade de Medicina de Lisboa recebe Sala de Telepresença - Sala Dr. Paul Janssen


Quatro universidades portuguesas recebem salas de telepresença únicas no país


Lisboa, 9 de maio de 2016 — Meio-dia em Lisboa e em Londres, 11 horas nos Açores e 7 horas em Boston. Enquanto os relógios batem horas diferentes as Faculdades de Medicina das Universidades de Lisboa, Porto, Coimbra e a Universidade dos Açores estão ligadas em rede, ‘recebendo’ ainda convidados de Londres e de Boston.

A partir de 9 de maio estas instituições de ensino contam com salas equipadas com tecnologia de ponta na área da telepresença, que permitirá uma maior ligação à rede internacional de investigadores e contribuirá para a excelência da educação médica.
As salas foram equipadas pela Janssen Portugal, companhia farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, num investimento a cinco anos que ronda um milhão de euros e que pretende colocar a tecnologia ao serviço da ciência e da medicina através de um projeto único e pioneiro em Portugal. 


 


As salas dispõem de um inovador sistema de telepresença que possibilita uma experiência intuitiva e realista, dando aos utilizadores a sensação de estarem na mesma sala, apesar da distância real que os separa. Com capacidade para cerca de 25 pessoas sentadas, as salas estão equipadas com a tecnologia mais recente no campo da comunicação virtual, permitindo à academia médica nacional aproximar-se da comunidade científica mundial e aumentar a sua visibilidade junto de parceiros internacionais.

Para além da componente tecnológica que se destaca neste projeto, a iniciativa da Janssen inclui também o desenvolvimento de um programa de Educação Científica de vanguarda, com sessões mensais de ligação a centros científicos de excelência nos Estados Unidos da América e na Europa. 

 


"A Janssen acredita que só através da colaboração com a academia, profissionais de saúde, entre outras entidades conseguirá alcançar os melhores resultados ao nível da investigação e da inovação. As Salas de Educação Virtual Dr. Paul Janssen são um bom exemplo de colaboração pretendendo contribuir para a aproximação entre as universidades portuguesas e a melhor investigação internacional na área da Saúde, Ciência Básica e Investigação Clínica", declara José Antonio Burón, diretor-geral da Janssen Portugal. 

As salas devem o seu nome ao Dr. Paul Janssen, médico e investigador que fundou a companhia farmacêutica Janssen em 1953.
José Antonio Burón defende também que "este projeto permitirá a partilha de boas práticas médicas e contribuirá para atrair mais investigadores e estudantes estrangeiros para o país".

Estas salas serão também uma oportunidade para estreitar parcerias entre as diversas faculdades e outras academias, nomeadamente nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), que incluem, frequentemente, programas de educação à distância, prestada a partir de Portugal com recurso a tecnologia de telepresença.

A parceria entre a Janssen e as quatro instituições de ensino tem uma duração de cinco anos e pretende contribuir para a construção de uma rede científica ímpar através de comunicação inovadora que aportará certamente valor à educação médica nacional e internacional. 

 


Tecnologia de ponta nas “Salas de Educação Virtual Dr. Paul Janssen”

As salas de Educação Virtual estão equipadas com a tecnologia Cisco TelePresence IX5000, um sistema state-of-art com três ecrãs de 1090 pixéis de 70 polegadas, que combina alta-fidelidade de áudio e vídeo e assegura a mais completa experiência de colaboração imersiva possível.

Com um simples painel de toque de 12 polegadas é possível controlar de forma muito simples e intuitiva todos os aspetos da uma reunião e até fazer anotações sobre os conteúdos que estão a ser apresentados.

Além disso, este sistema é compatível com equipamentos móveis ou fixos e utiliza protocolos de encriptação segura que garantem a privacidade das sessões de videoconferência.


Fonte: Press Release Janssen
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC