News nº 59 | junho 2016
Notícias FMUL
Salas de Educação Virtual Dr. Paul Janssen distinguidas pela Câmara do Comércio Americana




Janssen Portugal recebe prémio AmCham Tributes


A Janssen Portugal recebeu um prémio da Câmara do Comércio Americana em Portugal (AmCham Portugal) com o seu projeto “Salas de Educação Virtual Dr. Paul Janssen”.

Este projeto pretende aproximar a academia nacional da comunidade científica mundial e aumentar a sua visibilidade junto de parceiros internacionais. Para o efeito, a Janssen equipou quatro salas das faculdades de medicina das universidades de Lisboa, Porto, Coimbra e a Universidade dos Açores com tecnologia de ponta na área da telepresença.

Nos “AmCham Tributes”, a Câmara de Comércio Americana em Portugal premiou empresas e personalidades cujos projetos mais se destacaram e contribuíram para a promoção das relações entre Portugal e os EUA durante o ano de 2015.

Estas salas representam um investimento a cinco anos de um milhão de euros da farmacêutica, que permitirá encurtar distâncias entre as universidades e promover uma comunicação mais eficaz na disseminação de conteúdos de educação médica.

A iniciativa da Janssen inclui também o desenvolvimento de um programa de Educação Científica de vanguarda, com sessões de ligação a centros científicos de excelência nos Estados Unidos da América e na Europa.

«Esta distinção é motivo de orgulho e motivação para toda a companhia. É um projeto único que demonstra a aposta da Janssen na colaboração. Não podemos encontrar inovação fechados entre quatro paredes, o mundo é o nosso laboratório. ‘As Salas de Educação Virtual Dr. Paul Janssen’ são um excelente exemplo deste nosso princípio, contribuindo para a aproximação entre as universidades portuguesas e a melhor investigação internacional na área da Saúde, Ciência Básica e Investigação Clínica», declara José Antonio Burón, diretor-geral da Janssen Portugal.

Os prémios “AmCham Tributes” foram entregues no jantar anual da AmCham, que teve lugar no Pestana Palace Hotel ontem, dia 30 de maio. A cerimónia foi presidida pelo primeiro-ministro, António Costa. 




1ª Sessão do Plano de Educação Médica Janssen

A primeira sessão do Plano de Educação Médica Janssen realizou-se no dia 20 de junho e contou com a intervenção do Professor Doutor Pedro Baptista, Investigador Principal no Aragon Health Research Institute e fundador do Aragon Biomedical Research Institute, em Saragoça, Espanha. A sua investigação atual foca-se na biologia celular de células estaminais hepáticas e no desenvolvimento de métodos inovadores direcionados à cultura e expansão de células estaminais/progenitoras humanas, fetais e adultas, necessárias ao processo de bioengenharia de órgãos. Este trabalho permitirá, a longo prazo, que a transplantação de órgãos cultivados em laboratório seja uma realidade. 
A sessão decorreu em simultâneo nas Salas Dr. Paul Janssen de Lisboa, Porto, Coimbra e Açores.
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC