News nº 59 | junho 2016
Mais e Melhor
FMUL renova a sua Entrada Principal. Seja bem-vindo!
FMUL renova a sua Entrada Principal. Seja bem-vindo!



No passado dia 22 de junho foi inaugurado o espaço renovado da entrada principal da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. 

Com esta obra, que teve a duração de 3 meses (março a junho), pretendeu-se melhorar, de uma forma geral, o espaço da entrada (pavimento, iluminação, áreas técnicas, CCTV, sistemas de detecção de incêndio, saídas de emergência), uma nova área de recepção com inclusão de elementos decorativos históricos, criação de uma nova sala de estudo e melhorias nos corredores de cacifos (pintura de paredes e tectos e renovação do sistema de iluminação). 

Na inauguração, o Director da FMUL, Prof. Doutor Fausto Pinto, frisou que este projeto surgiu sobretudo da necessidade de criação de novos espaços de estudo para os alunos. “Foi este o ponto de partida para um projeto e para uma obra que visou não apenas a criação de um novo espaço de estudo para os alunos de Medicina, mas também a implementação de sistemas de segurança de pessoas e bens; um aumento da funcionalidade geral do espaço bem como um melhoramento da imagem geral do principal acesso da nossa Faculdade. Em última análise, pretendeu-se dignificar este espaço nobre, mantendo o respeito pela traça original do edifício bem como pelos símbolos que caracterizam a nossa Escola Médica.” 



No seu discurso dirigiu ainda palavras de agradecimento ao CHLN e à AEFML, pelo apoio prestado a nível logístico, à equipa técnica, Arquitecta Sara Gonçalves e Engenheiro Nuno Jorge, e à equipa do Núcleo de Instalações e equipamentos, Dr.ª Isabel Aguiar, Dr.ª Dina Rodrigues e Sr. António Costa. 

À Newsletter afirmou que modernidade e dignidade são o que espelha estas obras de renovação. “Houve necessidade de modernização do espaço, torná-lo funcional e dotá-lo de dignidade. Esta entrada não é só para alunos, docentes ou funcionários, é para toda a instituição, inclusive para pessoas de fora que nos visitam. A entrada é a montra da Faculdade, por isso é importante que a primeira impressão seja boa.” 

O Diretor da FMUL mostrou-se ainda satisfeito e orgulhoso: “É um motivo de orgulho tudo o que são melhorias das condições para quem estuda, trabalha e visita a nossa instituição, adequando a nossa Faculdade ao que entendemos ser uma Faculdade de Medicina moderna do século XXI.” 

O Presidente da AEFML, Rafael Inácio, agradeceu, no seu discurso, à Direção da FMUL, e referiu que esta renovação da entrada principal tornou a FMUL “uma casa mais bonita e agradável para todos, tornando-a num local mais digno”. 

O presidente da AEFML referiu ainda à Newsletter que: “Este espaço ganhou em simplicidade, ao estar mais simples faz com que esteja mais bonito e mais agradável. Quando estamos num espaço mais agradável, sentimo-nos melhor e mais felizes.” 

Nos momentos que antecederam a inauguração, o ambiente entre alunos, docentes e colaboradores não docentes era de curiosidade e de expectativa. Após o desenlace da fita amarela da porta principal, pelo Diretor da FMUL e pelo Presidente da AEFML, e as boas-vindas ao som da Orquestra Médica de Lisboa e Coro Médico de Lisboa, o ambiente era de satisfação e de entusiasmo. 


A Newsletter recolheu a opinião de alguns dos presentes que fizeram questão de vivenciar, como referiu no seu discurso o Prof. Doutor Fausto Pinto, este “Pequeno grande momento”.

Este espaço está mais bonito e muito mais digno. Essa dignidade foi reforçada pelo momento musical, os alunos conseguiram dar a esta inauguração um tom perfeitamente fantástico. É um espaço onde os alunos vão-se sentir bem. Os espaços têm muita influência no estado de espírito das pessoas e no modo como se comportam, espero assim que os alunos consigam estudar mais e melhor.”
Prof.ª Doutora Isabel Pavão Martins (Presidente do Conselho Pedagógico)

É um grande orgulho! Tinha uma relação conflituosa com esta entrada desde 1995, desde que era um jovem aluno, vim aqui para obter informações sobre o curso de medicina e este espaço era um susto. Hoje, muitos anos depois, reentro aqui e é um enorme orgulho. Tive alguma participação neste projecto, enquanto subdirector da Faculdade, portanto é um momento muito emotivo. Não é uma simples obra, não é uma simples melhoria, acho que é uma nova filosofia da Faculdade de Medicina, que sabe acolher e que tem outo tipo de preocupações e isso deixa-me muito satisfeito. A entrada oficial da Faculdade tinha sido esquecida, mas agora temos de volta ao nosso imaginário, enquanto membros da Faculdade, uma entrada para o nosso espaço, o que contribui para o nosso sentimento de comunidade e isso é muito importante.”
Prof. Doutor Miguel Castanho

Com este projecto procurou-se dignificar a Faculdade dotando a sua entrada principal com um ambiente mais acolhedor, para que alguém que desça a escadaria encontre uma porta que diga ‘Bem-vindo à Faculdade de Medicina de Lisboa’. É um grande orgulho pertencer a esta casa, fazer parte desta família e ter pessoas fantásticas a trabalharem comigo que desde o primeiro momento me acompanharam e se envolveram. Hoje houve uma grande dose de emoção e acho que fizemos história na Faculdade.”
Isabel Aguiar (Unidade de Instalações, Equipamentos e Logística)

Mais do que embelezar um espaço pretendeu-se dar funcionalidade, reforçar a identidade da Faculdade e que somos uma Escola em mudança”.
Dina Rodrigues (Unidade de Instalações, Equipamentos e Logística)

A primeira vez que entrei neste espaço era um espaço velho com pouca luz e que fazia lembrar uma Faculdade do passado. Hoje este novo espaço confere uma nova identidade à nossa Faculdade. São mais cadeiras para estudar e mais espaços renovados.”
Pedro Medeiros (Aluno do 3.º ano)

Esta entrada trás um maior bem-estar, é mais luminosa. Qualquer pessoa que entre vai sentir-se bem, não vai pensar ‘estou dentro de um hospital’. Em comparação com o que estava, sinto que este novo espaço é um espaço mais pedagógico.”
Tânia Simões (Unidade Académica, Cooperação Internacional)



André Rodrigues, Sónia Barroso
Equipa Editorial
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC