News nº 2 | Dezembro de 2008
Espaço Aberto
Alunos da FMUL no Young European Scientists (YES) Meeting!
Alunos da FMUL no Young European Scientists (YES) Meeting!
António Oliveira – (aoliveira.work@gmail.com)
Pedro Nascimento Alves – (pedronascimentoalves@gmail.com)

O Yes meeting é um congresso que se realiza anualmente, organizado pelos alunos da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, tendo-se realizado entre 26 e 28 de Setembro de 2008, na cidade do Porto, a sua 3ª edição. Tem como objectivo juntar alunos e investigadores não licenciados das áreas de medicina, enfermagem, engenharia biomédica, farmacologia, bioquímica, entre outras, de forma a criar um ambiente de partilha de experiências e ideias de cariz científico e académico.
Nele são debatidos conteúdos importantes na área das ciências médicas, tanto a nível básico como clínico. Para tal, profissionais reconhecidos na sua área são convidados. Conta já com participações de alguns ilustres da nossa Faculdade, a Prof.ª Doutora Leonor Parreira e o Prof. Doutor Alexandre Castro Caldas, na edição de 2006, o Prof. Doutor João Lobo Antunes, na edição de 2007, e nesta última o Prof. Doutor Tiago Outeiro. 

Os alunos, para além de poderem simplesmente assistir às palestras, se forem investigadores têm também oportunidade de participar através da exposição de posters ou apresentações dos seus projectos de investigação, funcionando assim como um estímulo e um meio para os alunos investigadores mostrarem o seu trabalho. Não só alunos portugueses aderem a esta actividade, também alunos estrangeiros (Brasil, Eslovénia, Itália, Alemanha, Hungria, Irão, entre outros) aproveitam a oportunidade, o que permite conhecer não só que tipo de investigação se faz em Portugal por investigadores não licenciados, como também o que se faz a nível internacional. Nesta edição, infelizmente, não foram apresentados trabalhos de alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), contrariamente ao que aconteceu nas edições anteriores. Esperamos que em edições futuras haja novamente alunos a apresentarem os seus trabalhos de investigação da FMUL. 

A componente de carácter mais prático também não é esquecida, tendo os alunos a oportunidade de se inscrever em workshops de pequena cirurgia, medicina chinesa, laparoscopia e “operação nariz vermelho”. 

Já na primeira edição, este evento contou com 300 alunos de 20 nacionalidades. Portanto, com esta projecção internacional e com temas de interesse para a nossa formação foram atraídos este ano, a este congresso, mais de uma dezena de alunos da FMUL. É importante salientar que, apesar da divulgação da investigação ser uma componente essencial, este encontro não se destina só a alunos investigadores. A presença de alunos que não fazem investigação é importante, podendo ser este congresso um estímulo forte para o aumento do interesse pela investigação e, quem sabe, para o início da sua actividade como investigadores. 

Foram três dias bem passados, em que as expectativas foram excedidas! A organização cumpriu horários, as apresentações foram de elevada qualidade e os oradores mostravam ser realmente peritos nos assuntos apresentados. O programa social foi interessante e convidativo ao relacionamento entre os vários participantes. Conhecemos estudantes de outras nacionalidades, tivemos oportunidade de dialogar com oradores ilustres, falámos sobre os nossos projectos académicos e de investigação, trocámos ideias e contactos, e discutimos diferentes perspectivas relacionadas ou não com a medicina, com a ciência, entre outras coisas. 

Como boa experiência e com uma boa organização, é um evento que pode ser apelativo para os alunos investigadores da FMUL exporem os seus trabalhos e, quem sabe, ganharem prémios. Para os alunos não investigadores será uma ocasião para conhecerem o trabalho desenvolvido pelos seus colegas.

Para mais informações consultar: www.yesmeeting.org  




Imagens do encontro: Workshop de Cirurgia, o Professor Doutor Tiago Outeiro, àrea de exposição de posters, e convívio na cidade do Porto
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC