News nº 3 | Janeiro/Fevereiro de 2009
Eventos
VII Edição do Hospital dos Pequeninos na FMUL
VII Edição do Hospital dos Pequeninos na FMUL
Milton Mauro Gomes Camacho
Comissão Organizadora do Hospital dos Pequeninos (2008)
miltonmgcamacho@gmail.com | hpequeninos@aefml.pt
(+351) 965 65 34 58 

Logotipo do Evento (Editado por Ricardo Racha Pacheco)
A Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) voltou a organizar o Hospital dos Pequeninos, entre os dias 9 e 13 de Dezembro de 2008, no Edifício Egas Moniz da Faculdade de Medicina de Lisboa, no recinto do Hospital de Santa Maria. 

Esta edição contou com a colaboração entre alunos de Enfermagem, Medicina, Medicina Dentária, Ciências Farmacêuticas e Nutrição, que, através das respectivas Associações de Estudantes, num trabalho conjunto, permitiram a recepção de cerca de 800 crianças no evento.
 
Com este projecto pretende-se, através de um jogo de representação, reduzir a ansiedade que as crianças sentem quando confrontadas com a presença de um profissional de saúde, ao mesmo tempo que se proporciona uma actividade de aprendizagem sobre noções básicas de saúde. Por outro lado, pretende-se que os futuros profissionais de saúde utilizem os seus conhecimentos para ensinarem as crianças, de um modo lúdico-didáctico adaptado às suas idades, a perder o medo da “bata branca”. 

O percurso que cada criança efectuou no Hospital dos Pequeninos foi o seguinte: Sala de Espera (onde se prepararam alguns jogos didácticos), Triagem (os doentes, que são os bonecos trazidos pelas crianças, recebem uma fita de cor, de acordo com a gravidade da situação e também recebem um cartão de identificação que é carimbado em todas as estações), Consulta (um médico analisa a situação do boneco, faz-lhe um exame objectivo e reencaminha-o para: Análises (onde simulam uma colheita sanguínea), Radiologia (simulação de uma radiografia ao seu boneco) e Cirurgia (onde simulam a lavagem de mãos, vestem uma bata cirurgica e simulam uma cirurgia para tratar do seu boneco). Segue-se a Sala de Tratamentos (onde é mudado o penso do seu boneco), a Farmácia, a Consulta de Medicina Dentária e a de Nutrição. Após este trajecto cada criança recebeu um certificado de participação, um saco com um lanche e ainda um conjunto de prendas e bens alimentares que foram oferecidos às escolas para posterior distribuição às crianças. 

Fotografias do Hospital dos Pequeninos 2009

A capacidade de resposta foi de 50 crianças por hora, num trabalho conjunto e sequencial dos cerca de 350 colaboradores inscritos para esta actividade, ao longo de toda a semana do evento. 

Não obstante a complexidade da organização deste projecto, a Comissão Organizadora, graças ao trabalho de equipa, conseguiu uma vez mais trazer à luz este projecto, cuja preparação se iniciou 2 meses antes da sua realização, e consistiu em constituir várias equipas de trabalho: Patrocínios, Burocracias, Relações Externas, Contactos com as Escolas, Tesouraria e Decoração. 

Para que tudo estivesse pronto a tempo, a montagem do espaço durou 2 dias, que foram bem compensados pelo efeito positivo que o espaço gerou em todos os seus visitantes, com cor, vida e arte, simulava com fidelidade um ambiente hospitalar, adequado a um projecto desta natureza.
 
Traduzindo em números, a logística deste projecto compreendeu a emissão de cerca de 800 certificados de participação, 350 certificados de colaboração, a entrega de cerca de 800 lanches individuais (cada saco continha um sumo, uma água, uma fruta ou iogurte, um chocolate, um bolo, um DVD didáctico, uma barra de cereais, um queijo fresco e vários chupa-chupas). Para as escolas foram entregues outros bens alimentares e material didáctico para as crianças. Foi ainda utilizado diverso material médico, para as várias actividades, assim como material de decoração, que tornou o espaço num verdadeiro Hospital dos Pequeninos. 

Dada a envergadura do evento, este só foi possível devido à colaboração de diversas entidades, que gentilmente se dignaram a patrocinar este projecto, nomeadamente: BPI, Grupo Sonae, Instituto Becel, El Corte Inglés, Maquiserviço, Babybel, Onspot, Nestlé, Ioplis, Dan Cake, Ramazzotti, Manuel Duarte Cruz (Frutas), Toys R Us, 3M, Speculum, Porto Editora, Águas das Caldas de Penacova, Águas Serra da Estrela e Centro Hospitalar de Lisboa Norte (Hospital de Santa Maria), aos quais a Comissão Organizadora deve o seu agradecimento. 

Contou-se ainda com a colaboração de meios de comunicação social que prontamente se compremeteram a publicitar o projecto, para que fosse do conhecimento geral e para que as pessoas pudessem disfrutar de tudo o que Hospital dos Pequeninos tinha para lhes oferecer. 

Este projecto representa uma mais valia para a AEFML e para todas as associações de estudantes colaboradoras, assim como para todos os estudantes nele envolvidos, pelo seu carácter didáctico, mas também solidário, dado o espírito da época do ano em que decorre. 

Para o ano 2009 fica a intenção de igualar o evento deste ano ou ainda fazer melhor, tendo ficado o desejo de algumas escolas de voltar ao Hospital dos Pequeninos na sua próxima edição.

Fotografias do Hospital dos Pequeninos 2009
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC