News nº 5 | Abril de 2009
Eventos
Estudar Medicina na FMUL - Dia do Candidato
Estudar Medicina na FMUL - Dia do Candidato

José Fernandes e Fernandes, Dolores Machado, Lilia Louro, Marta Agostinho, Nuno Rodrigues, Paula Melo, Pedro Marçal, Sofia Cruz, Sónia Barroso, Carlota Saldanha

Direcção e Gabinete de Planeamento e Avaliação
217985188
gpa@fm.ul.pt


Introdução 

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) abriu novamente as suas portas para acolher cerca de 130 alunos das escolas secundárias de todo o país com interesse na área das ciências da saúde. Esta iniciativa tem sido uma forte aposta da Escola, pois parte da nossa missão é fomentar um ponto de encontro entre a instituição e o exterior, gerando assim um espaço de diálogo com a sociedade em geral. 

Para atingir a qualidade, valores como transparência, partilha, comunicação e interacção orientam-nos num processo de melhoria contínua. 

Os discentes do ensino secundário que querem conhecer a FMUL têm manifestado interesse em visitá-la por considerarem que a vivência de visitar os espaços de ensino aprendizagem lhes traz informação válida, contribuindo para o esclarecimento de dúvidas sobre a decisão a tomar na escolha do local de ingresso ao Mestrado Integrado em Medicina.

Com base na experiência adquirida no ano anterior, a comissão organizadora da FMUL preocupou-se em: (i) fazer a divulgação com a antecedência necessária, (ii) escolher a data que, de acordo com a escolaridade, fosse mais conveniente para ambas as populações de discentes dos ensinos secundários e terciários, (iii) preparar a escala de rotações das visitas aos locais de ensino - aprendizagem e de ensino - investigação de modo a criar um ambiente interactivo e (iv) aumentar o número dos tutores recorrendo a discentes voluntários dos vários anos de escolaridade da FMUL. 

Professora Carlota Saldanha e Sónia Barroso, no acolhimento aos visitantes, e Professores Miguel Oliveira e Silva, António Nobre, e Fernandes e Fernandes.
Professora Carlota Saldanha e Sónia Barroso no acolhimento aos visitantes; Professores Miguel Oliveira e Silva, António Nobre e J. Fernandes e Fernandes.

Descrição

O evento decorreu nas instalações do Edifício Egas Moniz das 9h às 18h e a preceder o seu início foi aplicado um questionário, sobre expectativas, aos 127 participantes das escolas secundárias. Após a sessão de boas vindas, em que o Director explicou “O que é a FMUL”, seguiu-se a apresentação da Investigação na FMUL pela directora Executiva do IMM, Professora Carmo Fonseca, que facultou algum do seu tempo a dois discentes que expuseram as suas perspectivas. De acordo com o programa seguiram-se as audições Aprender Medicina pelo Professor Vaz Carneiro, Ética do Estudante de Medicina pelo Professor Miguel Oliveira e Silva e a Medicina Humanitária pelo Director da AMI Professor Fernando Nobre. Antes e depois do intervalo do almoço seguiram-se as visitas, por rotações, ao Teatro Anatómico, Instituto de Semiótica Clínica, Laboratório de Práticas Cirúrgicas e de Anestesiologia e Reanimação e aos laboratórios de alta tecnologia do Instituto de Medicina Molecular (IMM).

A intervenção do Secretário da FMUL, Dr. David Xavier, facultou o esclarecimento de dúvidas sobre a “Admissão à FMUL”.

A finalizar o evento, Associação dos Estudantes da FMUL, esclareceu os futuros candidatos no que consiste a Associação, como funciona e quais as suas actividades; seguindo-se então a actuação da Tuna Médica de Lisboa, que nos brindou com os seus cantares.

Foi ainda passado um questionário aos alunos, com perguntas focadas em aferir o grau de satisfação sobre o evento, e ainda sobre o conjunto de factores influentes na possível escolha da FMUL. 




Resultados

Os 127 alunos participantes no evento eram oriundos das escolas secundárias dos distritos Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro e responderam ao questionário de expectativas que nos permitiu obter a caracterização por (i) género, (ii) tipo de ensino público e ou privado, (iii) meio de conhecimento do evento, (iv) razão de participação no evento, (v) percepção do significado de medicina, (vi) razão de escolha do curso, (vi) expectativa sobre o curso, e (vii) razão principal de escolha da FMUL. Resultados do questionário 
Dos 127 participantes 101 responderam ao inquérito final em que foram contempladas as perguntas sobre satisfação (i) conteúdos programáticos, (ii) visitas, (iii) organização logística, (iv) pontos fortes e fracos, e (v) principal mais valia resultante da participação no evento, e repetida a pergunta sobre a possível principal razão conducente à escolha da FMUL. Avaliação do evento 

Destacamos algumas observações sobre o impacto do evento nas escolhas dos candidatos. Quando se comparam as respostas obtidas nos dois questionários relativamente à pergunta sobre “principal razão que poderá levar à escolha da FMUL” verifica-se que a proximidade de residência foi preterida por outras como o plano de estudos, qualidade do ensino e actividades de investigação que a FMUL oferece.


Conclusões   

Todos os alunos do ensino secundário participantes, consideraram que o evento foi muito útil para a sua escolha, permitindo conhecer as instalações, interactuar com os docentes, investigadores e estudantes da FMUL.

Para Equipa Organizadora do evento, tratou-se de mais um sucesso, um desafio que conseguiu empreender com o esforço e dedicação de uma equipa multidisciplinar que já se prepara para organizar um próximo evento Estudar Medicina na FMUL – Dia do Candidato, cada vez melhor, com mais actividades e surpresas para os alunos visitantes.

Até para o ano! 



Agradecimentos
:

Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da UL
IMM
GAPAE
Inês Agostinho
Rita Goes 



Apoios:

BES
Carris
Central de Cervejas
El Corte Inglés

Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC