News nº 5 | Abril de 2009
Mais e Melhor
Repositório Digital
Repositório Digital
 André Rodrigues
Biblioteca-CDI / Núcleo de Preservação e Conservação
(Bibl@fm.ul.pt)
Tel.: 21 798 51 32 | Ext.: 44 172


Aproveitando o espaço concedido pela Newsletter da FML a propostas de reflexão sobre alguns dos recursos, tanto presentes como futuros, ao dispor de todos quantos trabalham, ensinam, estudam ou investigam a Universidade de Lisboa, cremos ser de toda a oportunidade referir o seu recém-criado Repositório Digital.

Numa curta nota de enquadramento histórico, convém registar que os repositórios digitais vêm sendo pensados de há vários anos a esta parte como um recurso para conservar e preservar os vastos acervos institucionais, em formato digital, de modo a que a informação seja rapidamente recuperável e acessível remotamente, aproveitando as vastas possibilidades oferecidas pelo desenvolvimento recente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

Em simultâneo, nestes repositórios privilegia-se o conceito de open access, sem custos adicionais para o utilizador, por oposição aos elevados custos praticados pelos editores para acesso ao texto integral da informação científica.

Este desenvolvimento, não é demais sublinhá-lo, releva o valor de que actualmente se reveste o conhecimento humano, com as suas especificidades diversas, do trabalho intelectual, mas não menos da memória histórica, que é o que nos permite compreender como temos organizado e aplicado este conhecimento em épocas passadas e corrigir erros; é natural que este pensamento não nos acompanhe diariamente, mas a verdade é que os desenvolvimentos técnicos e tecnológicos ocorridos apenas nas últimas décadas se revelam vertiginosos, à escala da evolução humana. Sem dúvida que o problema que hoje se nos coloca passa por sabermos gerir criticamente todos os recursos que temos à disposição.

Como outros a nível internacional e também nacional, o repositório da UL está ainda a dar os primeiros passos, mas apresenta já a possibilidade de acedermos a colecções patrimoniais, publicações periódicas, e-books, teses, provas de aptidão, etc.

Cremos que o desenvolvimento deste recurso fundamental é também um estímulo à nossa intervenção e participação crítica. Todos podemos contribuir para o seu desenvolvimento ao nível dos conteúdos. Mas para isso precisamos primeiro de o conhecer.
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC