News nº 6 | Maio/Junho de 2009
Notícias FMUL
Prémio Professor Francisco Pulido Valente - Ensino 2009
Prémio Professor Francisco Pulido Valente - Ensino 2009
Gabinete de Relações Públicas FMUL
Raquel Moreira (armoreira@fm.ul.pt)
Raquel Viegas (raquelviegas@fm.ul.pt

O Prémio Professor Francisco Pulido Valente - Ensino 2009 é uma iniciativa da Fundação Professor Francisco Pulido Valente e da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), que remonta a 1992. Este galardão visa distinguir anualmente o aluno do Curso de Mestrado Integrado em Medicina melhor classificado, actualmente, na unidade curricular (u.c.) Módulo V.II – Medicina Interna, equivalente à anterior disciplina de Medicina II, aquela que se entendeu melhor corresponder à cadeira de Clínica Médica de que foi Professor Catedrático o Patrono do prémio.

O prémio visa celebrar o nome do seu patrono, grande renovador da Medicina Portuguesa e ele próprio catedrático de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Lisboa de 1920 a 1947, ano em que foi compulsivamente reformado por motivos políticos.

O Prémio, presentemente no valor de 2.500 euros, foi entregue em sessão pública especialmente organizada para o efeito na Aula Magna da FMUL, no passado dia 7 de Maio de 2009, e contou com a presença na mesa da Cerimónia do Prof. Doutor H. Bicha Castelo, Presidente do Conselho Científico da FMUL, do Prof. Doutor João Pedro Pulido Valente Monjardino, Presidente da Fundação Pulido Valente, do Prof. Doutor Braz Nogueira, representante da Clínica Universitária de Medicina I, do Prof. Doutor Rui Victorino, Director da Clínica Universitária da Medicina II, da Prof.ª Doutora Maria do Carmo Fonseca, Coordenadora Executiva do IMM, e do conferencista convidado, o Prof. Doutor João Lavinha, Investigador do Departamento de Genética do Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge.

O tema apresentado intitulou-se "Investigação em hemoglobinopatias: da curiosidade à relevância".

Seguiu-se depois a entrega do Prémio Professor Francisco Pulido Valente – Ensino 2009 pelo Prof. Doutor João Pedro Pulido Valente Monjardino, Presidente da Fundação, ao aluno António Filipe Rocha Tralhão, que obteve a melhor média na u.c. Módulo V.II – Medicina Interna no ano lectivo 2007/2008 – com 19 valores.

A cerimónia contou com a presença de ilustres membros da nossa Faculdade, bem como das demais instituições que connosco colaboram.


Prof. Doutor João Pedro Pulido Valente Monjardino e o aluno António Filipe Rocha Tralhão; Prof. Doutor H. Bicha Castelo na abertura da sessão
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC