News nº 6 | Maio/Junho de 2009
Eventos
Semana do Cérebro
Semana do Cérebro
Luisa Lopes (lvlopes@fm.ul.pt)
Paula Pousinha (ppousinha@fm.ul.pt)
Cheila Almeida (cheilaalmeida@fm.ul.pt)
Marta Agostinho (marta-elisa@fm.ul.pt

Dia Aberto
“O que é que te passa pela cabeça?” 


A complexidade do cérebro humano desde sempre despertou curiosidade, dúvidas e, inevitavelmente, uma dificuldade acrescida para o entender no seu todo. Consciente dos obstáculos inerentes à compreensão do funcionamento do cérebro, a Sociedade Portuguesa de Neurociências apresentou a 5.ª edição da Semana do Cérebro, uma iniciativa que pretende aproximar a comunidade científica da população e que conta com diversas actividades. 

No Instituto de Medicina Molecular (IMM), a Semana do Cérebro celebrou-se através de um “Dia Aberto”, no qual o instituto abriu as portas a estudantes do ensino secundário de várias escolas de Lisboa, e da participação de investigadores do IMM /FMUL em variadas iniciativas em escolas e no Pavilhão do Conhecimento. 

O mote do “Dia Aberto”, lançado por Luísa Lopes e Paula Pousinha, investigadoras responsáveis pelo projecto, foi “O que te passa pela cabeça?” 

Sensações, memórias, imagens e a relação que estas têm com os pensamentos e as impressões, foram conceitos explicados através de pequenos jogos que cada aluno pôde realizar nas várias estações montadas pelos neurocientistas do IMM. 

Os cerca de cento e vinte alunos presentes aprenderam que as sensações de frio e quente são relativas, que o ambiente que nos rodeia influencia a capacidade de memorizar e ainda que existem sentidos que criam memórias mais fortes que outros. 

Num outro momento, os participantes tiveram a possibilidade de conversar com investigadores e observar a forma como se estuda o desenvolvimento do sistema nervoso, com a ajuda de um microscópio de fluorescência e de preparações de tecido cerebral. 

O “Dia Aberto” terminou com a projecção de um filme de animação sobre o “Potencial de acção” das células nervosas, uma reprodução em pormenor do sistema nervoso e de alguns dos processos químicos que ocorrem entre as células. 

Tal como nas edições anteriores, a Semana do Cérebro foi subordinada a um tema nacional. Para 2009 o tema escolhido foi “O Cérebro e a Arte”. O último desafio proposto aos jovens participantes do “Dia Aberto” no IMM foi o preenchimento de um mural em branco com as impressões de cada um sobre o tema. Tinham à disposição tinta e aquilo que lhes passasse “pela cabeça”. 

As cores, formas, palavras e símbolos deixados pelos participantes criaram sobre o papel em branco a imagem daquela que é principal ideia do projecto: é o conjunto de vários elementos simples que torna o cérebro tão complexo e tão completo.

Organização:
Instituto de Medicina Molecular
(Unidades de Neurociências, Comunicação e Formação, Biologia do Desenvolvimento e Bioimagem).
Os investigadores da Unidade de Neurociências são afiliados ao Instituto de Farmacologia e Neurociências da FMUL, onde alguns são docentes. 

Patrocínio
Zeiss (Eng. Laura Machado)

Semana do Cérebro
Dia Aberto - "O que te passa pela cabeça?"
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC