News nº 11 | Janeiro/Fevereiro 2010
Notícias FMUL
Comunicado do Reitor da Universidade de Lisboa
Comunicado do Reitor da Universidade de Lisboa
Equipa Editorial
news@fm.ul.pt

No passado dia 15 de Janeiro o Reitor da Universidade de Lisboa, Prof. Doutor António Sampaio da Nóvoa fez um comunicado à comunidade académica dessa Instituição dando a conhecer os esforços que estão a ser feitos presentemente e a solicitar a participação de todos nos mesmos. Referiu a importância de seis pontos. 


Reforço da Investigação Científica
O reforço da investigação científica é a principal orientação estratégica da Universidade. Sendo necessário neste momento redefinir as estruturas de gestão de ciência, preparando-as para a adopção de uma metodologia de custos totais (full-costing). Alertou também par o facto da Fundação da Universidade de Lisboa ter deixado de assumir novos encargos de gestão das Unidades de I&D, que passam para a tutela das Faculdades e Institutos. Idêntica orientação deverá ser prosseguida pelas restantes entidades privadas (fundações e associações) que se ocupam da gestão de verbas de investigação.

A Universidade tem que ser preparada para as próximas décadas, apoiando efectivamente os grupos e os cientistas mais dinâmicos, em particular os jovens investigadores de talento. Assim, a investigação científica deverá ser colocada no centro do trabalho universitário.


Novos Institutos de Investigação
Referiu que o processo de instalação do novo Instituto de Investigação Interdisciplinar (“Complexo Interdisciplinar”). O objectivo é criar um espaço de encontro e de reflexão científica de grupos que trabalham em áreas transversais e de fronteira, onde serão desenvolvidos programas interuniversitários de doutoramento, nacionais e internacionais, abrindo novas possibilidades para a investigação e a pós-graduação (“escola doutoral”).

Registou a importância do Instituto do Envelhecimento, sob a direcção do Doutor Manuel Villaverde Cabral, uma iniciativa de grande interesse para a Universidade de Lisboa, concretizada graças a um protocolo com a Fundação Calouste Gulbenkian, que será desenvolvida com o apoio da Fundação Francisco Manuel dos Santos e em parceria com o Oxford Institute of Ageing.


Áreas Estratégicas e Conselho Universitário
Lembrou que foram criadas, no final do ano passado, as áreas estratégicas e o Conselho Universitário, órgão de grande importância para a coesão institucional e para o lançamento de iniciativas conjuntas no interior e no exterior da Universidade. Tendo sido já designados os Presidentes de quatro áreas estratégicas – Prof. Doutor Miguel Tamen (Artes e Humanidades), Prof. Doutor Joaquim Alexandre Ribeiro (Ciências da Saúde), Prof. Doutor António Pedro Barbas Homem (Ciências Jurídicas e Económicas) e Prof. Doutor João Barroso (Ciências Sociais). 


Centro de Recursos Comuns e Serviços Partilhados Foram concluídos os estudos preparatórios para a criação do Centro de Recursos Comuns e Serviços Partilhados, sendo nomeado o Dr. David Xavier para Director Executivo, tendo sido os seus Estatutos já publicados. Relembrou tratar-se de uma medida estratégica da maior importância, que permite consolidar a autonomia de cada unidade orgânica nas suas missões nucleares – investigação e ensino –, concentrando no Centro, as actividades de apoio e de serviços. Este Centro ao mesmo tempo, dará um apoio, imprescindível, ao novo Instituto de Investigação Interdisciplinar.


Acreditação prévia de novos ciclos de estudos
Na última semana de Dezembro, procedeu-se à acreditação prévia de novos ciclos de estudos (licenciatura, mestrado integrado, mestrado e doutoramento), segundo as regras impostas da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). A tarefa envolveu dezenas de pessoas, nas Faculdades e na Reitoria, que revelaram grande competência e dedicação. Agradeceu ao Vice-Reitor Prof. Doutor António Vasconcelos Tavares e ao Dr. Luís Pereira, que assumiram a coordenação do processo.

Alertou para a necessidade imediata de iniciar as tarefas de acreditação preliminar dos ciclos de estudos em funcionamento. Tratando-se de um número de cursos consideravelmente maior, o que exigirá muito trabalho e o cumprimento rigoroso dos calendários fixados.


Provedor do Estudante
No dia 10 de Dezembro de 2009 decorreu a tomada de posse do Provedor do Estudante, Prof. Doutor João Sousa Lopes ao qual agradeceu ter aceitado desempenhar este cargo da maior importância para a defesa e a promoção dos direitos e interesses dos estudantes.


Pretendendo criar uma maior proximidade com a comunidade académica, o Reitor deseja promover um diálogo franco e aberto. Terminou este comunicado disponibilizando o seu contacto: reitor@reitoria.ul.pt
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC