News nº 11 | Janeiro/Fevereiro 2010
Mais e Melhor
Apresentação do livro "Um projecto em Educação Médica"
Apresentação do livro "Um projecto em Educação Médica"
J. Martins e Silva
Professor Catedrático aposentado
Ex Director da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL)
e do Institudo de Bioquímica/ Biopatologia Química
jsilva@fm.ul.pt

Agradeço ao Professor Fernandes e Fernandes, Director da nossa Faculdade, a gentileza do convite para apresentar, resumidamente, o meu livro, nesta edição de Newsletter@FML. 



A referida obra (Fig 1) foi editada por Edições Colibri, com data de Julho de 2009, sendo apresentada, publicamente, em 14 de Outubro seguinte, em sessão que decorreu na Reitoria da Universidade de Lisboa, sob os auspícios e prefaciada pelo Reitor, Professor António Sampaio da Nóvoa. A Associação para Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina (AIDFM) patrocinou a edição (exemplares do livro poderão ser adquiridos, exclusivamente, junto da AIDFM).

Um Projecto em Educação Médica
Figura 1-Capa e ficha técnica

Título Um Projecto em Educação Médica.
Colectânea de reflexões, artigos e outros documentos
(Vol. I)
Autor © J. Martins e Silva
Prefácio António Sampaio da Nóvoa
Edição Edições Colibri
Data de edição Julho de 2009
Composição Marta Nogueira
Apoio informático António Manuel Freire
ISBN 978-989-20-1349-7 (on line / ebook)
ISBN 978-972-772-915-9
Depósito legal 295 395/09
Lisboa, Julho de 2009

Trata-se de uma colectânea que reúne 164 textos, elaborados, até 2005, sobre assuntos directa e indirectamente relacionados com a Educação Médica. Exceptuando dois dos trabalhos em co-autoria e três outros inéditos, todos os restantes haviam sido publicados anteriormente pelo Autor. O conjunto inclui perspectivas pessoais, sob a forma de ensaios, comunicações, entrevistas, prefácios, discursos, editoriais ou outra forma de opinião, enquanto presidente de duas Sociedades Científicas (Sociedade Portuguesa de Educação Médica; Sociedade Portuguesa de Hemorreologia e Microcirculação) e como docente, subdirector e director da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). 

O conjunto foi organizado em dois volumes e sete capítulos. O Volume I inclui os capítulos I, II e parte do III, além de uma breve Nota Biográfica, Apresentação e Prefácio. O Volume II contém a parte final do capítulo III e os restantes capítulos (IV_VII), terminando com um Posfácio. Os capítulos I (Ciência e Cultura numa Sociedade em Mudança) e II (O Ensino Médico em Portugal - Aspectos Históricos) analisam ou comentam perspectivas e aspectos do contexto sociocultural contemporâneo em que se insere a missão das Faculdades de Medicina em Portugal. Os capítulos III (Projecto de Reforma Curricular na FMUL) e IV (Apoio Estrutural à Reforma Curricular), que ocupam cerca de metade de toda a obra, incidem sob diversas facetas da revisão curricular desenvolvida na FMUL, entre 1994 e 2005, no quadro das recomendações aprovadas pelo Governo (de 1988 a 1993) para a reforma do ensino médico em Portugal. O capítulo V (Formação Médica Contínua) analisa a situação e propõe medidas para a formação médica continuada ao longo da vida profissional. No capítulo VI são referidos acontecimentos e cerimónias relevantes na vida da FMUL (Homenagem e Outras Intervenções Académicas). O capítulo VII, e último, prospectiva modificações necessárias e previsíveis quanto às diversas fases de educação médica, em geral, e caminhos a seguir, tendencialmente, pela FMUL, nos 10 a 15 anos seguintes. 

O Posfácio resume e aglutina as principais conclusões dos textos incluídos, à luz de estratégias, perspectivas e experiência do Autor sobre as grandes dificuldades em concretizar mudanças institucionais, ainda que estas sejam, indiscutivelmente, inadiáveis para todos os intervenientes. Daí, conclui-se que, os resultados finais demorem muito mais a acontecer ou se situem muito aquém do que era previsto ou requeria e, em qualquer dos casos, decorram a par de grande desgaste pessoal e institucional. 

A explicação para tal situação poderá ser a que Séneca, filósofo Romano do século I da nossa era, nos legou numa curta frase: ”Não é por as coisas serem difíceis que não temos ousadia; é por não termos ousadia que as coisas são difíceis”.
De qualquer modo, o que foi conseguido pelo esforço colectivo, empenhado e reflectido representa um passo em frente no desenvolvimento e progresso da FMUL. É esse o sentido dos escritos apresentados.
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC