News nº 13 | Abril de 2010
Notícias FMUL
Docente da FMUL recebe Prémio Dia Mundial do Sono 2010
Carlos André
Equipa Editorial news@fmul
carlos.andre@campus.ul.pt  


Capa do Livro os "Mistérios do Sono"O Prémio Dia Mundial do Sono 2010 foi atribuído à Prof.ª Doutora Teresa Paiva e à Prof.ª Doutora Helena Rebelo Pinto, da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, respectivamente, pela autoria do livro “Os Mistérios do Sono”. A obra infanto-juvenil foi galardoada, a 19 de Março de 2010 (Dia Mundial do Sono), pela Associação Mundial de Medicina do Sono (AMMS), enquanto melhor criação proposta, a nível mundial, no âmbito do concurso “Durma Bem, Seja Saudável”, promovido pela AMMS. 

"O que nós tentamos, é fazer com que as pessoas estejam sempre atentas ou que haja sempre algo que venha lembrar que é importante que as crianças e os adolescentes durmam", disse à agência Lusa a Prof.ª Doutora Teresa Paiva, especialista em assuntos do sono, adiantando que serão ainda lançados mais dois livros sobre a matéria, um no Dia Mundial da Criança e outro no Congresso Europeu do Sono, que vai decorrer em Lisboa. 

A especialista em medicina do sono diz que este é um livro "que tem um profundo mistério, que é o próprio sono, e um personagem mistério, que só se revela no fim para manter o interesse dos miúdos", mas, acredita, "é um livro que também é lido com agrado por adultos".

O sono dos portugueses 
A Prof.ª Doutora Teresa Paiva referiu, acerca dos distúrbios do sono da população portuguesa, que "há uns anos atrás sabia-se que 47% dos portugueses adultos não estavam satisfeitos com o seu sono, actualmente, os indicadores objectivos são certamente mais complicados".
"Há vários estudos portugueses que demonstram que a prevalência da insónia é muito grande e que nos estudantes universitários e de liceu há uma grande prevalência de sonolência", explicou, acrescentando que "há uma relação provada entre o sucesso escolar e as horas de sono”.
Num estudo realizado a mais de 900 estudantes do Instituto Superior Técnico, apurou-se que "os alunos que têm notas acima de 18 (valores) dormem muito, significativamente, mais do que os que têm média de 15, 13 e 10" sublinhou ainda a Prof.ª Doutora Teresa Paiva.
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC