News nº 13 | Abril de 2010
Notícias FMUL
Prof. Catedrático do Centro de Estudos Geográficos recebe Prémio Universidade de Lisboa 2009/2010
Carlos André – Equipa Editorial News@fmul
carlos.andre@campus.ul.pt  

Prof. Doutor Jorge Manuel GasparO Prof. Doutor Jorge Manuel Barbosa Gaspar, reconhecido geógrafo, de 67 anos, foi o vencedor, deste ano, do prémio Universidade de Lisboa. Com um valor de 25 mil euros e patrocinado pelo Banco Santander Totta, este prémio, atribuído anualmente desde 2006, distingue uma individualidade portuguesa ou estrangeira, desde que esteja a trabalhar no País há, pelo menos, cinco anos, cujos trabalhos de reconhecido mérito científico ou cultural tenham contribuído para o progresso e engrandecimento da ciência ou da cultura, assim como para a projecção internacional de Portugal.
 
Este ano, o Júri fundamentou a sua decisão na qualidade do trabalho científico, realizado pelo candidato, que honra as tradições da Geografia, como ciência social e humana, na Universidade Portuguesa.
 
Nascido a 14 de Maio de 1942, na capital, em 1965 licenciou-se em Geografia na Universidade de Lisboa. Em 1966/68, fez uma Pós-graduação em Análise Regional e Urbana na Universidade de Lund (Suécia), como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 1972, fez o Doutoramento em Geografia Humana, na Universidade de Lisboa. A sua Dissertação incidiu sobre: “A Área de Influência de Évora - Sistema de funções e lugares centrais”. Em 1973, fez a Agregação em Geografia Humana, na Universidade de Lisboa. Ficou ligado ao Centro de Estudos Geográficos desta Universidade, onde desenvolveu uma actividade científica reconhecida internacionalmente. Tem mais de 200 títulos publicados em temáticas como Estudos Urbanos, Geografia das Telecomunicações, entre outras.

Doutor Honoris Causa pela Universidade de León, Espanha, desde 1995, e pela Universidade de Genéve, desde 2001, foi Presidente do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa de 2002 a 2005. 

Destaque para a sua actividade no Planeamento Regional e Urbano onde, entre outros, é Consultor do Plano Estratégico do Porto de Lisboa, para a Administração do Porto de Lisboa, Coordenador do Estudo Estratégico, para o Município de Condeixa-a-Nova, em elaboração pelo Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano (CEDRU), para a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova e Co-coordenador da Carta de Equipamentos e Serviços Sociais do Concelho de Cascais, para a Câmara Municipal de Cascais.

Mais detalhes curriculares
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC