News nº 13 | Abril de 2010
Mais e Melhor
"Manual de Cuidados Paliativos", 2ª edição, revista e aumentada
Núcleo de Cuidados Paliativos/Centro de Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
cbioetica@fm.ul.pt;


O Manual de Cuidados Paliativos foi particularmente bem recebido junto dos profissionais de saúde e o prematuro desaparecimento dos exemplares disponíveis da primeira edição é bem revelador do potencial interesse por esta área dos cuidados de saúde, o que constituiu a principal motivação para a preparação desta segunda edição revista e aumentada. 

O mesmo desejo nos animou para disponibilizar um conjunto de informação compreensível, actualizada e de fácil acesso, baseada em investigação seleccionada e na experiência clínica e reflexão pessoal dos autores, útil para os diferentes profissionais de saúde que, de uma forma ou de outra, se encontram envolvidos na prática ou no ensino de cuidados paliativos. 

Mantivemos a estrutura dos vários capítulos que, partindo habitualmente de um caso clínico, desenvolvem aspectos relacionados com a definição, caracterização e formas de intervenção nos problemas com que frequentemente nos deparamos em cuidados paliativos, concluindo com pontos-chave a reter e perguntas sedimentadoras de conhecimentos com potencial de utilização na formação.
 
Todos os capítulos foram alvo de actualização de diferente alcance, alguns foram totalmente reformulados e introduziram-se novos capítulos, nomeadamente: prognóstico em cuidados paliativos, cuidados paliativos em pessoas com demência avançada, urgências em cuidados paliativos, desejo de antecipar a morte e suicídio, processo de luto, luto infantil, espiritualidade e processo de deliberação ética. 

Não podemos deixar de expressar o nosso profundo agradecimento e respeito a todos os autores pelo facto de terem, uma vez mais, partilhado qualitativa e generosamente a sua sabedoria e manifestar o privilégio que para nós representou com eles trabalhar em mais um projecto. 

À Fundação Calouste Gulbenkian cabe uma palavra de renovado penhor pelo apoio sustinente a várias iniciativas no âmbito dos cuidados paliativos de que esta é só uma pequena parcela. 

Aos Órgãos Directivos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) reiteramos o nosso apreço e reconhecimento pelo estímulo e apoio único no proporcionar condições de investigação, mas também, e de forma inovadora entre nós, formação pré e pós-graduada nesta área durante os últimos dez anos.

O livro está disponível no Núcleo de Cuidados Paliativos/Centro de Bioética da FMUL (piso 5, elevador 11) e na AIDFM (piso 01)
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC