News nº 13 | Abril de 2010
Reportagem / Perfil
A criação da Universidade de Lisboa em 1911
A criação da Universidade de Lisboa em 1911
Texto e Pesquisa Diário de Notícias (DN)
Carlos André
Equipa Editorial 
news@fm.ul.pt

O Decreto de 22 de Março de 1911 marca a criação das Universidades de Lisboa e Porto.

A Constituição Universitária de 22 Abril de 1911 formaliza a Faculdade de Medicina de Lisboa.

Uma vez proclamada a República, o ensino superior tornou-se uma das áreas a que o novo regime prestou grande atenção. Impunha-se acabar com o monopólio da Universidade de Coimbra (a única onde até então funcionava a Faculdade de Direito). O Diário do Governo, n.º 66, de 22 de Março de 1911 publicou um Decreto com força de lei, criando uma Universidade em Lisboa e outra no Porto.

Em Abril de 1911, um novo diploma, a Constituição Universitária, veio organizar as universidades (ver 1ª Página Diário Notícias 22 Abril 1911). Com a reforma do ensino foram criadas, junto das Faculdades de Letras, as Escolas Normais Superiores, destinadas a preparar os docentes do ensino secundário, através da introdução de disciplinas na área da Pedagogia.

O Diário de Notícias, na sua edição de 22 Abril, sábado, publicava a notícia sobre as alterações relativas ao ensino superior em Portugal, destacando, em duas colunas inteiras (num total de 8 páginas da edição desse dia), a Constituição Universitária. São criadas as Universidades de Lisboa e do Porto, congregando as escolas superiores já existentes, ou seja, os cursos técnicos e científicos criados para além dos tradicionais da Academia de Coimbra, que eram Medicina, Direito, Matemática e Filosofia. A Faculdade de Teologia de Coimbra, que fora extinta, é substituída por uma Faculdade de Letras. Com esta medida, Coimbra deixa de ser a única universidade do país. Sobretudo, é reforçada nas universidades, agora criadas, a componente técnica e científica.

Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC