News nº 13 | Abril de 2010
Tome Nota
IV Encontro de Enfermagem - 12 de Maio
IV Encontro de Enfermagem  - 12 de Maio


"Metodologias em Controlo e Prevenção da Infecção Associada aos Cuidados de Saúde: Infecção Respiratória e Associada a Dispositivos Intravasculares”  

No dia 12 de Maio de 2010 irá realizar-se, na Escola Superior de Saúde Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, o IV Encontro de Enfermagem.

As infecções adquiridas em instituições de saúde estão entre as mais importantes causas de morte e aumento da morbilidade nos utentes hospitalizados..

Mais de 8 % dos doentes internados nos hospitais portugueses apresentam, pelo menos, uma infecção nosocomial.

As infecções nosocomiais mais frequentes são as infecções das vias urinárias, as infecções das vias respiratórias inferiores, infecção da ferida cirúrgica e Infecção do local do catéter vascular.

A pneumonia nosocomial surge em diferentes grupos de doentes, sendo o mais importante os doentes ventilados em unidades de cuidados intensivos, onde a taxa de pneumonia é de 3% por dia de ventilação.

As infecções por bacteriémia nosocomial representam uma pequena proporção das infecções nosocomiais (+ 5%), sendo habitualmente a fonte de infecção a flora cutânea residente ou transitória.

Ambas constituem um problema significativo, que limita os potenciais benefícios do tratamento, com impacto nos custos hospitalares, e na duração do internamento.

A prevenção das infecções associadas aos cuidados de saúde deve constituir o objectivo de todos os profissionais de saúde, visando reduzir o risco de infecção nos utentes e nos profissionais.


Para mais informações consulte o programa

Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC