News nº 13 | Abril de 2010
Espaço Aberto
In Memoriam
In Memoriam
Prof. Doutor António Castanheira Dinis
ancadis@gmail.com

No dia 4 de Dezembro de 2009 faleceu, inesperadamente, Paulo de Souza Ramalho, Professor Jubilado de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
 
Paulo de Souza Ramalho sempre foi um entusiasta pela Investigação e, desde cedo, o seu nome ficou ligado à Angiografia Fluoresceínica da Retina porque a essa técnica se dedicou em Londres e a ela dedicou muito da sua vida em Lisboa.
Ainda, recentemente, um dos seus amigos, e par de investigação, em Londres, exaltou o seu entusiasmo junto dos jovens, no campo da investigação. 

Creio que nunca terá conseguido tudo o que desejava mas, sem dúvida, terá deixado um rasto que, ainda hoje, permanece e sensibiliza muitos dos que com ele conviveram. 

Fui seu aluno, seu Assistente da Faculdade, seu Colaborador no Serviço de Oftalmologia do Hospital de Santa Maria, bem como seu sucessor na Direcção do Instituto Gama Pinto e foi com muito prazer que coloquei a moldura com a sua fotografia na parede dedicada aos anteriores Directores do Instituto. 

Homem simpático mas não fácil, aproximou-se de múltiplos campos da Medicina, divulgando a Oftalmologia em áreas diversas, desde as ciências básicas às clínicas. 

Teve sempre na sua mulher, Natália Ramalho, uma companheira e um apoio por todos reconhecido, a quem cumprimento muito respeitosamente. 

Ao Hospital de Santa Maria e à Faculdade de Medicina de Lisboa dedicou a maior parte da sua vida, não podendo deixar de se reconhecer que influenciou muitos daqueles que lideraram a Oftalmologia nacional e alguns que hoje lhes sucedem. 
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC