News nº 14 | Maio de 2010
Notícias FMUL
Investigadora do IMM ganha bolsa do Programa Harvard Medical School Portugal
Investigadora do IMM ganha bolsa do Programa Harvard Medical School Portugal
Unidade de Comunicação e Formação
Instituto de Medicina Molecular
ucom@fm.ul.pt 





A médica Helena Canhão, da Unidade de Reumatologia do Instituto de Medicina Molecular, foi seleccionada pelo programa Harvard Medical School Portugal para uma bolsa de investigação clínica na Universidade de Harvard, EUA. 

Uma bolsa de 400 mil euros vai permitir à reumatologista passar dois anos a fazer investigação naquela escola de medicina e mais dois em Portugal. 

O projecto da investigadora do IMM visa perceber por que motivo alguns doentes com artrite reumatóide não respondem bem aos medicamentos mais avançados. Segundo a especialista, apesar de os medicamentos biológicos representarem um "avanço enorme" no tratamento da doença – que progressivamente destrói as articulações – cerca de um terço dos doentes não melhora. 

A investigadora quer encontrar forma de saber antecipadamente quais os doentes que não irão responder bem àqueles fármacos, para escolher a terapêutica adequada, evitar os efeitos secundários dos medicamentos biológicos e melhorar a qualidade de vida dos doentes. 

O Programa Harvard Medical School, uma parceria entre o estado Português e a Universidade de Harvard, atribuiu ainda duas bolsas de 115 mil euros a médicos portugueses em início de carreira da área de genética e cirurgia que de destinam a dois meses de formação na escola de medicina de Harvard.
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC