News nº 14 | Maio de 2010
Espaço Aberto
Pesquisar Ciência e Saúde
André Silva
Equipa Editorial
andresilva@fm.ul.pt  


Continuamos neste espaço a divulgar recursos on-line, os quais poderão ser páginas pessoais, blogues, portais institucionais, etc. Privilegiaremos aqueles de utilização simples e intuitiva, preferencialmente gratuitos. Parte substancial destes será dedicada às ciências médicas.
Nesta edição apresentamos algumas sugestões de páginas de referência, que podem, inclusivamente, ser acrescentadas aos favoritos.

- Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP)
É actualmente o dicionário português on-line de referência.
“É um dicionário de português europeu (de Portugal) que contém cerca de 96 000 entradas lexicais, incluindo locuções e fraseologias, e que permite a consulta de definições, com sinónimos e antónimos (…) subentradas e locuções. Em alguns casos é também possível consultar informação sobre a origem da palavra e a sua pronúncia, sobre a conjugação verbal e sobre equivalentes de e para espanhol, francês e inglês.”
http://www.priberam.pt/DLPO/



- RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal
É o site onde poderá consultar teses e artigos, entre outros, aqui disponibilizados em texto integral.
“Tem como objectivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto (ou acesso livre) existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior, e outras organizações de I&D.
O portal RCAAP constitui-se como um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a milhares de documentos de carácter científico e académico, nomeadamente artigos de revistas científicas, comunicações a conferências, teses e dissertações, distribuídos por inúmeros repositórios portugueses. A lista dos repositórios agregados no portal pode ser consultada no Directório.”
http://www.rcaap.pt/


- MedicalStudent.com
Aqui poderão os estudantes de medicina, mas também médicos, investigadores, entre outros, encontrar diversas ligações úteis para o estudo, consulta rápida e investigação, agrupadas por especialidade.
http://www.medicalstudent.com/


- Estudo da Anatomia on-line
Para o estudo da Anatomia existem cada vez mais sítios web, gratuitos ou mediante subscrição. Deixamos duas sugestões, uma em inglês, outra em português do Brasil.
- http://www.innerbody.com/
- http://www.anatomiaonline.com/


- Simposium Terapêutico
Esta é a página do Simposium Terapêutico, “o meio de informação sobre medicamentos, Substâncias, Princípios activos, Interacções, Equivalências internacionais e Laboratórios Farmacêuticos mais completo de Portugal.”
http://www.simposium.pt/pagina_inicio


- Página do Prof. Henrique Leitão, da Universidade de Lisboa, dedicada à História da Ciência em Portugal, com informação variada e muitas ligações úteis sobre a história da Ciência em Portugal.
http://scientia.artenumerica.org/portsci.html
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC