News nº 15 | Junho/Julho 2010
Espaço Aberto
Pesquisar Ciência e Saúde
André Rodrigues P. Silva
andresilva@fm.ul.pt  

Continuamos neste espaço a divulgar recursos on-line, os quais poderão ser páginas pessoais, blogues, portais institucionais, etc. Privilegiaremos aqueles de utilização simples e intuitiva, preferencialmente gratuitos. Parte substancial destes será dedicada às ciências médicas.

Faça-nos chegar também as suas sugestões e comentários! 


WolframAlpha 
Do WolframAlpha já se disse que poderá vir a ser tão influente no nosso trabalho como o Google. Trata-se de um mecanismo computacional de pesquisa (computational knowledge engine) desenvolvido por Wolfram Research. 

O WolframAlpha apresenta a informação sistematicamente organizada, pretendendo responder de forma directa às questões e expressões de pesquisa introduzidas, por oposição a um mero conjunto de páginas e recursos, nem sempre relevantes, como acontece com os motores de busca convencionais que conhecemos. 

A Revista Popular Science votou o WolframAlpha como a maior inovação nesta área no ano de 2009.



Directory of Open Access Journals 
O Directory of Open Access Journals (DOAJ) é um directório que reúne periódicos científicos / académicos em livre acesso, seguindo a definição de acesso livre adoptada na Budapest Open Access Initiative. 

O DOAJ reúne actualmente mais de 5 000 periódicos de todo o mundo, englobando aproximadamente meio milhão de artigos com revisão científica, em várias línguas, incluindo, para alem do Inglês, o Português, o Espanhol, o Francês, Italiano, etc. Também faz parte do World Wide Science. (http://worldwidescience.org/)


Technorati
O site Technorati foi fundado por Dave Sifry e é uma ferramenta ideal para pesquisar blogs, que aqui se encontram indexados em número de largos milhões. 

O Technorati utiliza software open source e conta com uma comunidade activa no desenvolvimento deste software.
Actualmente são aqui indexados apenas blogs em língua inglesa. 



Página do Centenário da Universidade de Lisboa Esta é a página do Centenário da Universidade de Lisboa. Aqui se reúne diversa informação, de que destacamos a enciclopédia electrónica Memória da Universidade, projecto que conta já com diversas entradas e em permanente actualização, seguindo o formato da Wikipédia, por parte de um leque alargado de colaboradores.
 
Segundo se lê na página, Memória da Universidade é o protótipo de uma Enciclopédia electrónica do Ensino, Ciência e Cultura na História da Universidade de Lisboa, que funcionará como elemento integrador e de síntese das actividades comemorativas do Centenário da UL no âmbito da História e do Património da Universidade. 

Na verdade, trata-se da refundação da Universidade pelo Regime Republicano, uma vez que a fundação da UL remonta ao século XIII. 



Dicionário de Termos Médicos
O Dicionário de Termos Médicos da Porto Editora, que integra a Infopédia, foi elaborado por Manuel Freitas e Costa, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Medicina de Lisboa. 

Características: cerca de 30 000 conceitos do vocabulário médico, informações sobre a origem das palavras, terminologia médica associada ao nome de cerca de 4 000 personalidades de diversas áreas, que identificaram ou descreveram doenças, sinais, microorganismos, técnicas ou terapêuticas, cobertura exaustiva da terminologia médica.
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC