News nº 17 | Outubro/Novembro 2010
Notícias FMUL
Hospital dos Pequeninos

Associação de Estudantes - Faculdade de Medicina de Lisboa
aefml@fm.ul.pt



A Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) prepara-se para voltar a organizar o Hospital dos Pequeninos, entre os dias 22 e 27 de Novembro de 2010, na Cantina I dos Serviços de Acção Social da Universidade de Lisboa.
Esta edição conta com a colaboração de alunos de Enfermagem, Medicina, Medicina Dentária, Ciências Farmacêuticas e Nutrição, que, através das respectivas Associações de Estudantes, num trabalho conjunto, permitem a recepção de cerca de 2000 crianças no evento.

O objectivo deste projecto, que vai já para a sua IX edição é o de, através de um jogo de representação, reduzir a ansiedade que as crianças sentem quando confrontadas com a presença de um profissional de saúde, ao mesmo tempo que se proporciona uma actividade de aprendizagem sobre noções básicas de saúde. A participação neste projecto é também do maior valor para os estudantes das ciências médicas, na medida em que podem contribuir para a aprendizagem destas crianças e desenvolver a sua empatia com crianças desta idade.

O Hospital dos Pequeninos funciona através de um percurso que inclui: Sala de Espera, Triagem, Consulta, Análises, Radiologia, Cirurgia e Sala de Tratamentos. Segue-se a Farmácia, a Consulta de Medicina Dentária e a de Nutrição. Após este trajecto, cada criança recebe um certificado de participação, um saco com um lanche e ainda um conjunto de prendas e bens alimentares que são oferecidos às escolas para posterior distribuição pelas crianças. 



Neste Hospital especial, que funciona interruptamente das 9:00 às 17:00 horas, são recebidas mais de 50 crianças por hora, graças a um trabalho de equipa de cerca de 350 colaboradores inscritos para esta actividade, ao longo de toda a semana do evento.
É ainda de salientar que participam no Hospital dos Pequeninos escolas de todo o país, principalmente do Algarve e Alentejo.

Dada a complexidade da organização deste projecto, tudo isto apenas é possível dado o trabalho incansável de uma Comissão Organizadora que inicia a preparação com mais de dois meses de antecedência.

Para além disso, seria impossível erguer um projecto desta magnitude sem a colaboração de diversas entidades, que gentilmente se dignam a participar neste projecto, nomeadamente a Faculdade de Medicina de Lisboa, o Centro Hospitalar de Lisboa Norte (Hospital de Santa Maria) e os Serviços de Acção Social da Universidade de Lisboa, aos quais a Comissão Organizadora deve o seu agradecimento.

 

Contamos ainda com a colaboração de inúmeros meios de comunicação.

Este projecto representa uma mais valia para a AEFML e para todas as associações de estudantes colaboradoras, assim como para todos os estudantes nele envolvidos, pelo seu carácter didáctico e solidário.

Para este ano fica o desejo de igualar o evento ao sucesso do ano anterior, ou mesmo fazer melhor e chegar ainda a mais crianças, que têm muito a ganhar em passar umas horas neste Hospital dos Pequeninos. 


   
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC