News nº 23 | Setembro/Outubro 2011
Auscultar FMUL
Correcção de Exames por Leitura Óptica (LOE)
Luís Pereira, Pedro Marçal, António Santos, Rodolfo Martins
Avaliação Interna e Garantia de Qualidade
leituraexames@fm.ul.pt  



Correcção de Exames por Leitura Óptica (LOE)
Indicadores de execução e avaliação do serviço pelos utilizadores -
Ano Lectivo de 2010/2011




1. Introdução
Cumpridos os dois semestres lectivos em 2010/2011, a equipa multidisciplinar de Avaliação Interna e Garantia de Qualidade apresenta à FMUL os indicadores de execução e a avaliação do serviço de correcção de exames por leitura óptica.


2. Indicadores de execução 

Os dados são relativos aos 39 pedidos do serviço LOE, no 1.º e 2.º semestre do ano lectivo 2010/2011, das UC`s ou Áreas disciplinares do Mestrado Integrado em Medicina 



2.1 N.º de Unidade Curriculares que solicitaram o serviço 



¬ A totalidade das UC`s ou Áreas disciplinares que solicitaram o serviço de LOE na 1.ª época de avaliação, solicitaram-no novamente para a 2.ª época de avaliação, em ambos os semestres. 



2.2 N.º de impressões de folhas de resposta solicitadas pelas unidades curriculares e N.º de folhas submetidas para LOE 


¬ No conjunto dos dois semestres, foram solicitadas 14406 impressões de folhas de resposta, das quais 10645 foram corrigidas por leitura óptica.


¬ Aproximadamente 26% das folhas de resposta não foram devolvidas pelas UC`s ou Áreas disciplinares, o que corresponde a um desperdício de 3761 folhas de papel (superior a 7 resmas de papel A4



2.3 Tempo médio de entrega dos resultados às unidades curriculares (considerado desde a recepção da chave de correcção até à entrega ao utilizador)



Ao solicitarem o serviço, foi comunicado aos utilizadores um tempo de resposta não superior a 48 horas para entrega dos resultados. Esta meta foi amplamente superada em ambos os semestres, verificando-se ainda uma diminuição muito significativa no 2.º semestre face ao 1.º semestre. 



3. Avaliação pelos utilizadores
 

Os dados são relativos aos pedidos no 1.º e 2.º semestre, das UC`s do Mestrado Integrado em Medicina. Todos os 39 utilizadores participaram na avaliação do serviço que usufruíram. 



3.1 Satisfação com o serviço 


Com o objectivo de avaliar a satisfação dos utilizadores foi dirigido um inquérito por questionário no final do período de exames. O questionário aplicado à totalidade dos utilizadores (19 no 1.º semestre e 20 no 2.º semestre), obteve um retorno de 100% das respostas. 

Os gráficos seguintes apresentem a distribuição da média da satisfação numa escala de 4 categorias, face aos indicadores de avaliação considerados para o serviço de LOE: Divulgação do serviço; Procedimentos associados à requisição do serviço; Tempo de espera para devolução dos resultados; Acessibilidade da informação fornecida (Excel e imagens); Funcionalidade da informação fornecida (Excel e imagens) e Satisfação global com o serviço de LOE.

1.º semestre (n=19)

 


                                        
Legenda: 
1,0 - Insatisfeito
2,0 - Pouco Satisfeito
3,0 - Satisfeito
4,0 - Muito Satisfeito


2.º semestre (n=20)



Legenda:
1,0 - Insatisfeito
2,0 - Pouco Satisfeito
3,0 - Satisfeito
4,0 - Muito Satisfeito





3.2 Utilização futura do serviço 

¬ A totalidade dos utilizadores (n=39) referiu que vai voltar a usar o serviço de LOE.

¬ A totalidade dos utilizadores (n=39) referiu que recomendava o serviço de LOE a um colega. 



4. principais conclusões 

O serviço de LOE criou grande impacto nos seus utilizadores, verificando-se uma avaliação muito positiva por parte dos mesmos. Destaca-se o facto da satisfação dos utilizadores atingir resultados mais elevados no 2.º semestre face ao 1.º semestre, indicando o sentido da melhoria na gestão do processo pela Equipa Multidisciplinar de Avaliação Interna e Garantia de Qualidade.

Evidencia-se também a redução do tempo médio de entrega dos resultados às unidades curriculares, que diminui muito significativamente entre os dois semestres lectivos.

De forma geral pode afirmar-se que o serviço superou as expectativas criadas! 




Agradecimentos
A Equipa multidisciplinar de Avaliação Interna e Garantia de Qualidade agradece a colaboração dos utilizadores do serviço de LOE na participação no inquérito.

Obrigado por nos ajudarem a melhorar! 



NOTA 
Na próxima edição da newsletter vamos dar a conhecer a aplicação informática implementada pela equipa de desenvolvimento informático da FMUL, que permite elevada eficácia no registo e gestão dos pedidos dos utilizadores e funcionalidades associadas a essa aplicação. Iremos também divulgar a colaboração da Coordenação dos Pólos Administrativos na divulgação interna do serviço.

Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC