News nº 23 | Setembro/Outubro 2011
Espaço Ciência
Intercâmbio Internacional: A Relevância de um Estágio de Investigação Clínica em Nutrição



(1)Jana Ferencova, (1)Stanislav Krajnak, (2)Carolina Boléo-Tomé, (2)Mariana Ramos Chaves, (2,3)Isabel Monteiro Grillo, (2)Maria Ermelinda Camilo, (2)Paula Ravasco 


Locais onde foi efectuado o trabalho
Laboratório de Nutrição/Unidade de Nutrição - Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Serviço de Radioterapia do Hospital Universitário de Santa Maria (CHLN)

Graus académicos/Cargos:
- Jana Ferencova, Stanislav Krajnak: Alunos do 4º e 5º anos de Medicina da Comenius University Martin da Eslováquia.
- Carolina Boléo-Tomé, Mariana Ramos Chaves: Drª; Licenciadas em Nutrição; Investigadoras.
- Isabel Monteiro-Grillo: Prof.ª Doutora; Directora do Serviço de Radioterapia do Hospital Universitário de Santa Maria (CHLN); Professora Auxiliar; Investigadora Principal.
- Maria Ermelinda Camilo: Prof.ª Doutora; Coordenadora da Unidade de Nutrição do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
- Paula Ravasco: Prof.ª Doutora; Professora Auxiliar; Investigadora Principal.

(1)Estágio em Investigação Clínica na área da Nutrição no ano lectivo 2008/2009 (Coordenadora da Estágio: Prof.ª Doutora Paula Ravasco): Standing Committee on Research Exchange (SCORE) of International Federation of Medical Students’ Associations, realizado na Unidade de Nutrição e Metabolismo, Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Coordenadora: Prof.ª Doutora Ermelinda Camilo).
(2)Unidade de Nutrição e Metabolismo, Instituto de Medicina Molecular, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
(3)Serviço de Radioterapia do Hospital Universitário de Santa Maria (CHLN) 

p.ravasco@fm.ul.pt 




RESUMO 

Este trabalho é a compilação dos relatórios e apresentações realizados por dois alunos de Medicina da Universidade Comenius Martin da Eslováquia, no âmbito da sua participação no programa de intercâmbio internacional para fomentar a Investigação Clínica: Standing Comittee on Research Exchange (SCORE) of International Federation of Medical Students’ Associations. Estes alunos realizaram um Estágio de Investigação Clínica na área da Nutrição durante o mês de Julho de 2009, na Unidade de Nutrição e Metabolismo, Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em colaboração com o Serviço de Radioterapia do Hospital Universitário de Santa Maria. Os objectivos centrais foram a aprendizagem, familiarização e aplicação de metodologias específicas de investigação, i.e. pesquisa de literatura em base de dados internacional (PubMed), inserção de referências no software de gestão bibliográfica EndNote®, escrita de relatórios sucintos sobre 2 temas pré-definidos e apresentação oral dos resultados com palestra em suporte PowerPoint®. O estágio incluiu também uma introdução às Ciências da Nutrição, área nova e desconhecida para os alunos, que motivou a escolha deste estágio uma vez que não faz parte dos seus currículos do curso de Medicina. Os alunos tiveram ainda contacto com a realidade hospitalar do Serviço de Radioterapia do Hospital de Santa Maria, e prática da avaliação da composição corporal. 

Os temas propostos para aplicação das metodologias de investigação acima mencionadas centraram-se na área da Nutrição: na 1ª quinzena do estágio desenvolveram o tema “Nutrition Intervention Protocols in Oncology”, e na 2ª quinzena “Body composition evaluation in Oncology with BIA”. Para cada tema os alunos realizaram um relatório estruturado que veiculasse a pertinência do tema e o estado da arte (Research and Educational Report) e no final de cada quinzena apresentaram oralmente os resultados da pesquisa bibliográfica. Todas as actividades propostas, bem como a integração dos alunos num projecto de investigação Clínica em Nutrição actualmente em curso, tiveram como objectivos máximos desenvolver e aprofundar conhecimentos em Nutrição, bem como aprendizagem e aplicação de metodologias internacionalmente validadas e específicas, tanto no contexto da avaliação nutricional, como relativas a actividades de Investigação.

Palavras-chave: investigação clínica; nutrição; revisão bibliográfica; estado nutricional; composição corporal; oncologia.


Ver o Texto Integral

Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC