News nº 24 | Novembro/Dezembro 2011
Eventos
1º Encontro dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica


José Fonseca
Terapeuta da Fala
Laboratório de Estudos de Linguagem
jfonseca@fm.ul.pt 






Os Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, após terem colaborado na organização conjunta, com os Técnicos do Hospital de Santa Maria, de 4 Encontros, os três primeiros apenas com algumas profissões e o quarto em 2008 já com todas as profissões representadas nas duas instituições, resolveram abarcar isoladamente a organização de um Encontro, que se realizou no dia 12 de Novembro de 2011, no Grande Auditório do Edifício Egas Moniz, na Faculdade de Medicina, em que estiveram presentes cerca de 300 pessoas. 

A sua razão de ser prendeu-se com o facto de os Técnicos que trabalham na Faculdade de Medicina, apesar de terem muitas tarefas semelhantes aos colegas do Hospital, terem muitas outras, que são específicas e que os diferenciam claramente. Mas não quiseram estar, de modo algum, virados para dentro, quiseram abrir a sua casa ao conhecimento e, por isso, construiram um programa científico em que em todos os painéis existiram representantes dos Técnicos da Faculdade, mas em que simultaneamente convidaram elementos notáveis de outras instituições e de outras profissões para que connosco partilhassem o seu imenso saber. 

Os Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica da FMUL existem nesta Casa desde a sua origem, mas têm vindo ao longo dos últimos anos a ser extintos. Na última década perdemos mais de 50% dos efectivos. Continuamos sem perceber muito bem porquê. Continuamos a pensar que somos elementos válidos e necessários nesta grande equipa, que são os colaboradores desta instituição centenária. 

Esperemos que este Encontro tenha servido igualmente para mostrar que temos razão nesta nossa forma de pensar e que numa Instituição que acaba de celebrar 100 anos de existência, os Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica têm um lugar e uma função a ocupar. 

Já lá vai o tempo em que os Técnicos se limitavam a desempenhar tarefas que lhes eram ministradas em serviço e que o seu saber era quase unicamente oriundo da sua experiência de trabalho. São profissionais com competência académica superior e competência profissional equiparada a qualquer Técnico Superior de Saúde. 

Os Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica são uma classe profissional composta por 18 profissões distintas, com realidades históricas muito diferentes. Não é fácil lidar com esta realidade, mas é possível e salutar que se consiga fazer a união na diversidade. 

Vários problemas profissionais assolam globalmente este conjunto de profissionais de saúde, desde o aumento do exercício ilegal da profissão, a ausência de uma efectiva regulação profissional (leia-se, ordem profissional ou algo similar), a adiada reestruturação da carreira, a imoral não paridade salarial com os Técnicos Superiores de Saúde, a tentativa da classe dirigente de equiparação ao pessoal administrativo, esquecendo parcialmente a especificidade que levou à constituição dos corpos especiais da Função Pública, etc. Foram temas que de algum modo foram abordados no primeiro painel “O Técnico de Diagnóstico e Terapêutica”. 

Posteriormente, foram apresentados trabalhos em áreas em que a Faculdade tem tido/tem um papel determinante. Falamos das Neurociências, da Microbiologia passando pelas Ciências Cardiológicas até às Tecnologias de Ponta.
Terminámos os trabalhos com um momento cultural de boa disposição com a actuação da Tuna da Escola Superior de Saúde do Alcoitão. 

A Organização atribuiu um prémio (voucher para aquisição de livros na Lusodidacta) ao melhor dos 29 posters presentes no Encontro. 

Não podemos deixar de agradecer às individualidades que nos honraram com a sua presença na sessão de abertura: Sr. Prof. Doutor Melo Cristino em representação do Sr. Director da FMUL e do Sr. Presidente do Conselho Científico, do Prof. Dr. Correia da Cunha, Presidente do Conselho de Administração e Director Clínico do Centro Hospitalar Lisboa Norte, da Dr.ª Isabel Aguiar em representação do Sr. Secretário da FMUL e a todos os prelectores que connosco partilharam os seus conhecimentos. 

Agradecemos igualmente ao Sr. Director da FMUL, Prof. Doutor J. Fernandes e Fernandes, que desde o inicio acreditou neste projecto e apoiou o nosso sonho, ao Departamento de Gestão Administrativa nas pessoas do Sr. Secretário, Dr. Luís Pereira e da Sr.ª Directora de Recursos Humanos, Dr.ª Isabel Aguiar, ao Gabinete de Comunicação e Imagem da Faculdade, na pessoa do Sr. Bruno Moura, aos patrocinadores e a todos os colegas que de uma forma anónima nos ajudaram a alcançar os objectivos propostos. Sem o apoio e colaboração de todos, nada disto era possível e, certamente, também não teria tido razão de existir. 

A Comissão Organizadora do Encontro foi composta pelas Técnicas Ana Catarina Laborinho, Maria Antonieta Alves, Maria do Amparo Barros e Maria Teresa Santos. 

A Comissão Científica foi composta pelos elementos do Conselho Técnico dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica da FMUL, as Técnicas Graça Caldeira, Hermínia Chester, Hortênsia Sequeira e o Terapeuta José Fonseca. 

Fica a convicção e a vontade firme de, com a maior conjugação de esforços, repetir o evento com relativa periodicidade.

Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC